O São João no Parque Anauá, evento promovido pelo Governo de Roraima, não se resume apenas ao encanto das apresentações dos grupos folclóricos ou nas atrações musicais. A festa também proporciona aos visitantes uma variedade de comidas típicas, agradando até mesmo os paladares mais exigentes.
Para garantir uma experiência completa e sem riscos, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem realizado uma série de ações que visam preparar os comerciantes que vão atuar na manipulação de alimentos durante o São João no Parque Anauá.
"Estamos com um grande fluxo de pessoas nesses dias de arraial, e é óbvio que para essas pessoas estarem ali comercializando [os produtos], elas precisam ser orientadas previamente antes do evento, para que não tenhamos nenhuma surpresa desagradável", explicou a fiscal sanitária do Departamento de Vigilância Sanitária, Maria da Conceição Sales.
Conforme ela, os trabalhos de segurança alimentar da Vigilância Sanitária Estadual começam bem antes do início da festa, com a execução de um treinamento sobre a correta forma de preparação de itens alimentícios. Essa atividade foi realizada no dia 21 de julho.
Na etapa seguinte, quando há de fato a execução das atividades, as equipes do Departamento de Vigilância Sanitária se dividem pelos vários setores do Parque Anauá, em fiscalizações que sempre buscam verificar se os comerciantes estão realmente executando o serviço como deve ser feito.
Todo esse trabalho segue as normas que são preconizadas na RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) N° 216, de 15 de setembro de 2004, que trata sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.
“Primeiramente eles precisam estar com as mãos bem lavadas, por isso é importante ter um ponto de água nas barracas, para que elas estejam sempre limpas. Outros parâmetros incluem cuidados básicos, como não tossir ou espirrar quando estiverem trabalhando na manipulação desses alimentos; não fumar; evitar o uso de adornos como brincos, anéis e unhas postiças; o cabelo tem que estar preso com uma toca; cobrir bem os alimentos não só em razão do grande fluxo de pessoas, mas também pelo fato de estarmos no inverno e essa estação ser propícia para o surgimento de insetos”, completou.
Maria Joana Ribeiro Alves, de 56 anos, sempre aproveita os eventos públicos para aumentar a renda de casa, e essa rotina é repetida ano a ano, deste 1997. Na barraca dela, os visitantes podem encontrar de tudo, da carne de sol ao cachorro quente.
Para ela, a iniciativa do Governo em orientar os comerciantes sobre os cuidados básicos de higiene e manipulação de alimentos ajuda a melhorar os trabalhos que eles desempenham nos eventos.
“Para mim é positivo, pois eles acabam percebendo que estamos fazendo o trabalho de forma correta, de touca e que nós passamos pelo treinamento, e ver que a barraquinha está limpa, a sensação de segurança é maior”, complementou.
Reforçar a importância do diagnóstico precoce e as formas de prevenção e tratamento contra o câncer de cabeça e de pescoço. Esse é o objetivo principal do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado nesta quinta-feira, 27.
O surgimento de tumores nessa região é responsável por matar aproximadamente 15 mil pessoas por ano, atingindo tanto homens quanto mulheres. Atualmente é a neoplasia com a quinta maior incidência no país, segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
“A importância de se discutir esse assunto é justamente em razão do expressivo número de casos de câncer nessa região, que envolve boca, laringe, região dos dentes, gengiva, toda essa parte de garganta, a pele da face, região nasal, e outros”, destacou a fonoaudióloga da rede estadual de saúde, Fernanda Ross.
Em março do ano passado, a dona de casa Raimunda de Oliveira, de 56 anos, descobriu a existência de um grande tumor cancerígeno na laringe, órgão localizado no pescoço e que faz parte do sistema respiratório. Apesar do pânico inicial, ela não se amedrontou e tratou logo de buscar o tratamento.
“Primeiro sinal de que algo estava errado foi quando comecei a perder a minha voz. Fui ao médico, fiz uma tomografia e quando saiu o resultado ele disse que teria que correr contra o tempo, pois o tumor estava muito grande. Foi quando iniciei o tratamento que durou cerca de três meses, até chegar o dia da minha cirurgia, em agosto de 2022”, explicou Raimunda.
Para identificar alguns dos sintomas, é necessário primeiramente apalpar e observar a evolução das lesões iniciais, como caroço no pescoço, dificuldade ou dor no ato de mastigar e engolir, mudança na voz ou rouquidão súbita, além de aftas e mau hálito frequente, irritação na garganta ou tosse, entre outros.
O início imediato do tratamento após o surgimento dos primeiros sintomas fez toda a diferença na recuperação de Raimundo. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são de 80%.
“Ao sentir qualquer sintoma, a minha recomendação é que procure um médico o quanto antes. Não adianta ficar cega, se escondendo, com vergonha ou medo, porque é pior. Tem que procurar logo um médico, um especialista para iniciar o tratamento”, recomendou Raimunda.
ATIVIDADES
Para reforçar a temática sobre o assunto, o Grupo de Apoio a Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço realizou nesta quinta-feira uma roda de conversa no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).
Na ocasião, a Sesau (Secretaria de Saúde), realizou o repasse de aparelhos de 13 novas laringes eletrônicas para os pacientes assistidos pela Unacon-RR.
Os aparelhos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar da deputada estadual ngela Águida Portella. A iniciativa de distribuí-los faz parte do projeto da Coordenação de Fonoaudiologia da Unacon-RR, com o apoio da CGAE (Coordenadoria Geral de Assistência Especializada).
“A fonoaudiologia trabalha na reabilitação desses pacientes que muitos passaram por cirurgias ou tratamento por radioterapia ou quimioterapia, precisando às vezes retirar cordas vocais ou outras partes do corpo”, pontuou.
Vale lembrar que o item é essencial para proporcionar maior autonomia às pessoas que foram submetidas ao procedimento de laringectomia total, possibilitando a emissão de uma onda sonora contínua, formando palavras através dos órgãos articuladores como lábios, língua e dentes.
Ajudar a corrigir falhas e melhorar a qualidade do atendimento prestados para a população. Essas são as principais funções da Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde em Roraima, um Instrumento que aproxima o cidadão aos órgãos que compõem a Rede Pública Estadual de Saúde.
Nesta terça-feira, 25, a equipe do órgão deu início a uma programação que visa dar maior esclarecimento sobre a importância da comunicação entre gestores de unidade e pacientes na construção de uma saúde de qualidade.
“O objetivo dessa ação é conscientizar o cidadão que ele pode fazer manifestações. Nós coletamos as informações, identificamos os pontos de melhoria e aceleramos a resolução de problemas, buscando aprimorar a eficiência dos serviços prestados à população.”, destacou a assessora geral da OGSUS-RR, Larissa Wandemberg.
Por se tratar da principal referência hospitalar do Estado, o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) foi a primeira unidade a receber a visita dos técnicos da OGSUS-RR. O hospital também possui um núcleo de ouvidoria para receber as sugestões da população.
O HGR possui ainda canais de comunicação com seus pacientes, oferecendo fichas presenciais de reclamações, elogios e informações, além de email e caixas de sugestões. São recebidas mensalmente cerca de 100 manifestações.
“Nós recebemos muitas demandas e trabalhamos a parceria entre as coordenações e direções. Hoje estamos conseguindo uma resolutividade acima 90% das demandas”, ressaltou o coordenador da Ouvidoria do HGR, Estácio Melo.
O servidor público Leandro Gomes, de 29 anos, veio ao Pronto Socorro Francisco Elesbão acompanhar sua tia em um atendimento. Ele conta que não sabia que as unidades possuem uma ouvidoria e destacou a importância de mais pessoas conhecerem o serviço.
“Como se trata de uma emergência, por questão de saúde, é importante ter esse feedback dos usuários para aperfeiçoar o próprio sistema de saúde e para um atendimento ser mais humanizado”, frisou o visitante.
O cronograma de visita do órgão também contemplará outras unidades situadas na capital, como HMI (Maternidade Nossa Senhora de Nazareth), CRSM (Centro de Referência em Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin), Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), Hospital das Clínicas Dr. Wilson Franco e PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva).
SOBRE A OGSUS-RR
A Ouvidoria é um meio afetivo de participação cidadã, contribuindo para uma construção de um SUS mais eficiente e transparente.
Há diversas maneiras de conseguir entrar em contato com a Ouvidoria Geral do SUS de Roraima, de forma online através do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e site https://falabr.cgu.gov.br, relatando sua situação. E também pelo Disk Saúde, pelo número 136.
Ou ainda de forma presencial na unidade de saúde ou no prédio da Ouvidoria Geral, que fica localizada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, n°1364, no Bairro dos Estados.
Mais informações e outras dúvidas podem ser sanadas por meio do WhatsApp (95) 98410-6188.
Arraial é sempre sinônimo de diversão, e aproveitando a oportunidade, o Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), está levando orientações sobre prevenção as DST/AIDS nos cinco dias do São João do Anauá, que teve início nesta terça-feira, 25, no Parque Anauá.
Graças à presença das equipes do Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS e Hepatites Virais, a população poderá tirar suas dúvidas sobre métodos de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, o uso do autoteste e acesso a preservativos.
“Estamos ofertando gratuitamente à população, através da distribuição de preservativos masculinos, femininos, gel lubrificante e também o autoteste de HIV, orientando a população a como utilizar esses insumos e também conscientizando quanto a importância da promoção e prevenção da saúde”, afirmou a enfermeira é técnica do Núcleo, Jamilla Correia.
Subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, o Núcleo Estadual de Controle das DST/AIDS promove ações de prevenção, diagnóstico, assistência, tratamento e gestão de insumos junto à população roraimense, por meio de parcerias com organizações públicas e entidades não governamentais.
O NCDST/AIDS faz o repasse de preservativos, testagem rápida para HIV, Sífilis, Hepatites B e C aos 15 municípios do Estado, bem como medicamentos para a PEP (Profilaxia Pós Exposição) e antirretrovirais, que são utilizados para o tratamento de pacientes com HIV.
SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PRESERVATIVO
O preservativo é o único método contraceptivo de dupla proteção, uma vez que evita ao mesmo tempo uma gravidez não planejada e problemas de saúde causados por ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis, como Sífilis, Gonorreia, Clamídia, HPV e Herpes.
De acordo com Jamilla, a ação de conscientização da Sesau dentro do evento se faz necessária para reforçar a importância do controle de casos das doenças sexualmente transmissíveis, ajudando a melhorar o cenário epidemiológico do Estado.
“A distribuição desses insumos é gratuita e essa também é uma forma da população ter acesso e saber da importância deles na sua própria proteção”, completou.
Apesar de estar na organização de um dos estandes da Secult (Secretaria de Cultura), o bibliotecário Walter Amorim, de 38 anos, não perdeu a oportunidade de aproveitar as orientações fornecidas pelos técnicos da Sesau.
“Às vezes, a gente se esquece de cuidar da própria saúde, é bom estar sempre atento quando há a distribuição desse tipo de insumo. Além disso, é muito gratificante ver que ainda existe uma sensibilidade em conscientizar as pessoas sobre o autoteste do HIV e doenças transmissíveis, e quando vejo [esse tipo de ação], vou logo atrás, porque é uma oportunidade de se informar e se cuidar", pontuou o servidor.
O Governo de Roraima realizou na tarde desta segunda-feira, 24, o envio de uma equipe para atendimento e transporte de uma garotinha de 05 anos, moradora de Santa Maria do Boiaçu, região do Baixo Rio Branco, Sul do Estado.
O encaminhamento da pequena Emily Ramos para Boa Vista foi necessário em razão de quadro clínico de insuficiência respiratória. O avião que transportou a paciente chegou na localidade por volta das 15h30.
"Quanto a remoção, essa ação para nós é de suma importância, visto que aqui é uma localidade de difícil acesso. Somos muito agradecidos ao governador, que autorizou a vinda da aeronave para buscar a paciente, o acesso aqui é feito por via aérea ou aquática, e só assim é que o serviço de urgência e emergência consegue levar pacientes para Boa Vista", destacou o diretor da UMRV (Unidade Mista Rosa Vieira), Jadson Santos.
Essa é a segunda remoção de pacientes realizada este mês pelo Governo. No dia 07, uma equipe da Sesau (Secretaria de Saúde) foi deslocada para o socorro de uma jovem grávida em situação de risco.
Uma remoção aérea chega custar em torno de R$ 17 mil a R$ 20 mil, uma vez que envolve não só apenas o veículo, mas também a equipe que realizará o atendimento.
O pouso da aeronave em solo boavistense ocorreu no início das 17h. Do hangar do Governo, a paciente seguiu de ambulância para o HCSA (Hospital da Criança Santo Antônio), onde ficará aos cuidados da equipe daquela unidade.
O pai de Emily, Ivanildo Franco Ramos, agradeceu a celeridade dada pelo Governo no atendimento da demanda.
"Venho do fundo do meu coração agradecer ao governador pela atenção que deu ao caso da minha filha, o empenho de conseguir uma aeronave pra destacar [para Santa Maria do Boiaçu], e a preocupação [da gestão] conosco, povo do Baixo Rio Branco. Tive total apoio do hospital, das enfermeiras que fizeram o possível e o impossível [para nos atender]. Todos eles foram gentis conosco e eu só tenho a agradecer", pontuou.