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Sesau e Ministério da Saúde traçam ações para fortalecer a Atenção Primária em Roraima

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29 Novembro 2023
29 Novembro 2023
410

Reunião_Sesau_e_MS_sobre_Fortalecimento_da_Atenção_Primária_Brenda_Lima_Ascom_Sesau_1.JPG

A atribuição dos municípios na prestação de serviços de saúde foi um dos temas discutidos durante reunião realizada na manhã desta terça-feira, dia 28, entre a Sesau (Secretaria de Saúde) e membros da comitiva técnica do Ministério da Saúde. 

Com foco em aproximar o Estado dos municípios, o encontro propôs definir as responsabilidades de cada entidade federativa, além de expor a necessidade de uma maior intenção que vise fortalecer a autonomia dos municípios, reduzindo a dependência da população em relação aos serviços de saúde da Capital, Boa Vista.

“É importante essa proximidade para melhorar o serviço de saúde nos municípios e melhorar a assistência à população. Quanto mais esses municípios tiverem autonomia e condições para que as pessoas sejam atendidas de maneira satisfatória, de maneira eficaz e resolutiva, para o Estado é melhor”, destacou o secretário Adjunto da Sesau, Edson Castro.

Com um diálogo positivo para o avanço da Atenção Primária à Saúde em Roraima, as discussões também promovem uma abordagem mais eficiente sobre a aplicação de estratégias e recursos que ajudam na qualidade do serviço de saúde oferecido à população.

Segundo o assessor da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Gilberto Filho, os municípios de Roraima passarão a ter uma maior oportunidade de desenvolvimento.

“Hoje o estado de Roraima passa a ter a possibilidade de desenvolver o seu trabalho relacionado à APS do futuro, voltando-se para todos os municípios que queiram fazer um estudo aprofundado das suas condições, de estrutura, de quantitativo de equipes, de profissionais e de cobertura populacional para cada equipe de saúde”, completou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Victória Teixeira

FOTOGRAFIA: Brenda Lima

Governo Sem Parar celebra dois anos levando atendimentos de qualidade para a população

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27 Novembro 2023
27 Novembro 2023
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Ação_Governo_sem_Parar_no_bairro_Asa_Branca_6.jpeg

Reforçando mais uma vez o seu compromisso com o bem-estar da população, o Governo de Roraima realizou neste sábado, 25, mais uma edição do Governo Sem Parar, iniciativa que completou dois anos de existência neste mês de novembro.

Criado com intuito de facilitar o acesso das pessoas aos diversos serviços oferecidos pela administração estadual, o programa movimentou a manhã dos moradores do Asa Branca e bairros adjacentes.

"O caráter do programa é justamente esse, de disponibilizar toda a estrutura do Governo para resolver os problemas da população, desde o atendimento da Caer sobre tratamento de água e esgoto, passando pela distribuição de mudas de plantas frutíferas da Femarh, até chegar ao tratamento odontológico e realização de mamografia feito pela Sesau", destacou o governador de Roraima, Antonio Danarium.

De acordo com a organização do programa, 24.712 atendimentos foram realizados ao longo de dois anos, número esse que se soma aos quase 1.800 atendimentos feitos nesta manhã.

 A quadra da Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende ficou pequena diante de tanta gente que resolveu aproveitar um pouco de cada serviço que estava sendo oferecido, como foi o caso da estudante Gerusa Santos, de 36 anos.

Ela aproveitou não só para garantir uma consulta oftalmológica, como também decidiu dar entrada na primeira via do RG da filha.

"Durante a semana a gente trabalha e aí fica muito complicado tirar um tempo. É muito bom [ter esse tipo de iniciativa], pois fica muito mais tranquilo acessar esse tipo de serviço no final de semana", afirmou.

 

LEVANDO DIGNIDADE

Outro ponto alto da edição deste sábado, foi a entrega de meios de locomoção para pessoas com mobilidade reduzida, serviço este que é oferecido por meio de cadastro junto a Sesau (Secretaria de Saúde) e Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Social).

Ação_Governo_sem_Parar_no_bairro_Asa_Branca_4_1.jpeg

Entre as pessoas beneficiadas com repasse de cadeira de rodas está Ana Maria Cardoso, de 70 anos, que atualmente trabalha numa escola militarizada da capital. Ela aproveitou para agradecer o apoio dado pelo Governo.

“Eu estava há tempos ansiando [essa cadeira] por causa da minha saúde, pois não posso pisar do lado esquerdo e eu tenho um ferimento no meu tornozelo. Então, eu agradeço muito ao governador e a todos vocês”, disse.

Outra beneficiada foi a paciente Maria Gorete, de 49 anos, que acabou sofrendo múltiplas fraturas pelo corpo após ser atropelada por um carro. Na ocasião, ela foi representada por seu filho, Marcos Vinícius, que agradeceu a ajuda que o Governo deu a ela.

"Essa cadeira vai auxiliar [ela no dia a dia], para a gente poder articular na mobilidade dela, tirando ela um pouco da cama, evitando o risco de ocorrer algum atrofiamento ou qualquer outro problema de saúde", ressaltou.

Segundo a secretária da Sesau, Cecília Lorenzon, mais de 4 mil meios de locomoção, como cadeiras de rodas, muletas e outros itens para pessoas com mobilidade reduzida foram entregues, o que reforça ainda mais o caráter humanitário da atual gestão estadual.

"É uma forma de promover a dignidade do nosso cidadão. A gente sabe a rotina de uma família que tem alguém com mobilidade reduzida, e repassar esses meios de locomoção é uma forma de humanizar e de cuidar da nossa população, e esse é um trabalho que o Governo do Estado, junto a Sesau, tem feito em favor das pessoas", pontuou Cecília.

2_Anos_de_Governo_Sem_Parar_Arquivo_Secom_RR_1.jpeg

DEMANDA POR ÓCULOS

A procura por consultas oftalmológicas é grande a cada Governo Sem Parar realizado pelo Governo de Roraima, e os números de fato traduzem essa necessidade.

Aproximadamente 15 mil óculos de grau foram entregues para beneficiários durante os dois anos de execução do projeto. Esse tipo de iniciativa é executado por meio da Saúde Itinerante, programa que faz parte da Sesau.

Para a dona de casa Gilene Rufino, de 46 anos, o Governo Sem Parar é necessário para garantir maior comodidade para os moradores do Estado.

"Ter esse tipo de ação é importante para toda a nossa comunidade, e era algo que não tinha antes e agora tem e a gente vem para aproveitar", pontuou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Thiago Feitosa

Sesau realiza terceiro curso de Atendimento Pré-Hospitalar

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27 Novembro 2023
27 Novembro 2023
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Curso_de_Atendimento_Pré-Hospitalar_para_profissionais_da_Segurança_Pública_Arquivo_Sesau.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com Núcleo de Educação e Pesquisa do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e Polícia Militar de Roraima, promove na próxima segunda-feira, dia 27, o 3º Curso de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e Medicina de Combate.

Voltado para operadores da segurança pública, a atividade inicia 08 horas, na ETSUS-RR (Escola Técnica do SUS em Roraima), situada na rua Uraricoera, bairro São Vicente.

“A importância desse curso é capacitar os operadores de segurança pública, para que possam atuar em situações de crise, exigindo o mínimo de conhecimento naquele momento, para que eles possam estar realizando o autoatendimento de si ou de algum colega que pode vir estar ferido em alguma operação”, explicou o especialista em Urgências Médicas e chefe da equipe de instrução do curso, Pablo Randel.  

O Atendimento Pré-Hospitalar Tático, ou APH Tático, é uma técnica usada para socorrer vítimas em ambientes hostis. Assim, para praticar esse atendimento, é preciso que os agentes de segurança pública passem por um treinamento intensivo e preciso, a fim de fazê-lo de maneira correta.

O primeiro curso em Roraima ocorreu no entre os dias 28 e 30 de junho de 2022, enquanto a segunda edição foi realizada no período de 13 a 17 de março deste ano.

Ao todo, o 3º curso de APH contará com 82 participantes oriundos de órgãos de segurança e salvamento como Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Departamento Estadual de Trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Penal.

“Na ocasião, serão ministradas disciplinas para a realização de APH Convencional, com suporte básico de vida pediátrico; e adulto e APH de Combate, com foco nos operadores de segurança pública”, complementou Randel.

As atividades seguirão até o dia 1º de dezembro, e conta com instrutores locais e especialistas vindos de Brasília e Goiás.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

Governo Sem Parar celebra dois anos com atendimentos para moradores da zona Oeste de Boa Vista

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27 Novembro 2023
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Criado com intuito de facilitar o acesso da população aos diversos serviços oferecidos pela administração estadual, o Governo Sem Parar celebrará dois anos de criação neste sábado, dia 25.

Para festejar a data, o Governo de Roraima levará uma série de serviços para moradores da zona Oeste. A ação será realizada a partir das 8 horas, na Escola Estadual Professora Maria das Neves Rezende, situada na rua Lindolfo Bernardo Coutinho, 464, bairro Asa Branca.

“Ao longo destes dois anos, o programa realizou quase 25 mil atendimentos, reforçando a importância de aproximar a população das ações que são desenvolvidas por secretarias e autarquias do Estado”, destacou o secretário adjunto da Sesau (Secretaria de Saúde), Edson Castro.

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Segundo levantamento da coordenação do projeto, 24.712 atendimentos foram realizados ao longo de dois anos de existência do programa, que teve a primeira edição realizada em novembro de 2021.

Além da Sesau, o Governo Sem Parar conta com o apoio da outras secretarias, autarquias do Governo, tais como Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), Codesaima (Companhia de Desenvolvimento de Roraima), Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima), PCRR (Polícia Civil de Roraima), Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar de Roraima) e outras.

Para os atendimentos oferecidos pela Sesau, o interessado deve apresentar os documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência e cartão do SUS.

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CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

CAER: Negociação de dívidas, supressão de ligação de água, restabelecimento de ligação de água, averbação/transferência de titularidade, instalação de hidrômetro, substituição de hidrômetro, retirada de vazamento no canalete, troca de registro, ouvidoria, vazamento de água e esgoto na região.

CODESAIMA: Distribuição de água para a população e informações sobre os programas Morar Melhor e Aqui Tem Dono.

DEFENSORIA: Segunda via de Registro Civil, agendamentos e orientação jurídica criminal e cível.

DETRAN-RR: Consulta de CNH e documentação de veículos e distribuição de informativos e materiais educativos do trânsito.

FEMARH: Doação de mudas.

JUCERR: Informações sobre abertura, alteração e extinção de empresas, bem como orientações sobre procedimentos para tradução de documentos.

OUVIDORIA: Atendimentos à população.

POLÍCIA CIVIL: Emissão de 1ª e 2ª via do RG por meio do Instituto de Identificação/Casa do Cidadão.

SEJUC: Consulta ao Serasa, orientação e atendimentos direcionados ao consumidor por meio do Procon Estadual.

SETRABES: Horta Cidadã do programa Planta Roraima e informações sobre os programas Cesta da Família, Colo de Mãe e Passe Livre Intermunicipal para Pessoas com Deficiência.

SESAU: Atendimentos médicos nas áreas de cardiologia, clínica geral/pediatria, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e atendimentos odontológicos.

Entrega de meios de locomoção e cadastro de pacientes, agendamento de exames e procedimentos oftalmológicos.

Vacinas (Dupla Adulto, Covid-19, Influenza, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral), teste rápido de antígeno para a Covid-19 e orientações sobre DST/AIDS (Distribuição de Autoteste para HIV e preservativos masculino e feminino).

Agendamento de interconsultas que forem solicitadas na ação.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

Sesau leva orientações sobre saúde do homem para servidores do HGR

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27 Novembro 2023
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Em alusão ao Novembro Azul, a Sesau (Secretaria de Saúde) promoveu na manhã desta sexta, dia 24, uma palestra sobre saúde do homem no Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento, considerada a principal unidade hospitalar do Estado.

Realizado no auditório da unidade, a iniciativa teve como foco a difusão de informações sobre a Política Nacional de Saúde do Homem e seus recursos no SUS (Sistema Único de Saúde), sendo direcionada principalmente para os servidores da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia.

"Esta palestra é para levar esse conhecimento e trazer para o público masculino quais são os recursos de saúde que nós temos e sensibilizá-los para buscarem esse autocuidado com a saúde", afirmou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde do Homem, Maria Helena Brito.

O fluxo de atendimento de homens, desde a porta de entrada até os tratamentos oferecidos; e programas específicos para saúde do público masculino, como o pré-natal do pai parceiro, também foram abordados na ação.

Para o auxiliar de serviço de saúde do HGR, José Jairo, a palestra surgiu em momento oportuno, pois vem para reforçar os conhecimentos dos homens sobre as ações da saúde voltadas para eles.

"Nessa palestra, adquirimos conhecimento de como se cuidar e alguns lugares que você pode estar buscando com mais segurança, ao invés de se auto consultar ou ir em outros lugares onde não tem um especialista ou um profissional que possa estar lhe instruindo", pontuou.

 

CONSULTAS NO CORONEL MOTA

Dando sequência à programação sobre a Saúde do Homem, a Policlínica Coronel Mota iniciou nesta sexta-feira, a fase de consultas de prevenção ao câncer de próstata com médicos urologistas.

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Ao todo, 180 pacientes serão atendidos até o fim do dia, segundo informou a gerente de enfermagem da unidade, Vilane Tolentino.

“Sabemos a importância da saúde do homem para evitar graves consequências, e com a medicina preventiva podemos contribuir para as altas chances de cura caso chegue a alguma patologia”, destacou.

Entre os profissionais destacados para atender os pacientes está o médico urologista, Francisco Chagas, que reforçou a importância da prevenção do câncer de próstata.

“Todo ano nós fazemos esses exames no Novembro Azul, é muito importante porque se detectarmos um câncer na fase inicial, a chance de cura é muito grande. Homens a partir dos 45 anos temos que fazer o preventivo anualmente, não tem problema nenhum, eu faço também”, disse.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá e Victória Teixeira

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau

  1. Sesau finaliza segunda fase de programa que otimiza atendimentos no HGR
  2. Programação em Roraima contará com ações volantes em Boa Vista
  3. Governo leva atendimentos médicos para moradores das zonas Oeste e Sul da Capital
  4. Servidores do Coronel Mota recebem orientações sobre prevenção de incêndios

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