I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e
ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional.

  Os exercícios físicos ajudam a gestante a relaxar, melhoram a postura, diminuem a dor lombar e ainda combatem o risco de desenvolver diabetes gestacional. Os benefícios não param por aí: exercitar ajuda fortalecer a musculatura do corpo da mulher.

  Os exercícios físicos também são recomendados para aliviar desconfortos causados pelas mudanças no organismo. Mas a prática deve vir acompanhada de cuidados para não atrapalhar a mãe nem a gestação.

  Segundo a consultora técnica do Ministério da Saúde, Danielle Cruz, o primeiro passo é ter a liberação médica para praticar algum exercício físico. Outra medida é fazer com prescrição e acompanhamento de um profissional de Educação Física.

  Para Danielle, também é preciso levar em conta o histórico de atividades da futura mamãe.  Quem nunca fez nenhum exercício físico, após ficar grávida, não deve "pegar pesado" logo no início. Os exageros podem levar a problemas para a mulher e para a gestação. Também é importante organizar a prática do exercício físico na rotina, para evitar intermitências. Durante os exercícios, porém, é preciso se respeitar alguns sinais, entre eles sudorese excessiva, falta de ar, dor no peito e palpitação.

 

Fonte: Saúde Brasil