I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00


Escapar de restaurantes e ter uma alimentação saudável fora de casa pode economizar
dinheiro e tempo durante o horário do almoço

  "A marmita é importante justamente porque a pessoa já escolhe antecipadamente o que vai comer. Antes o brasileiro se alimentava de forma mais saudável, com arroz, feijão, salada e carne. Hoje a correria mudou tudo", aponta Suzana Furtado, nutricionista do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) do Distrito Federal. "Selecionar aquilo que vai comer é essencial porque evita processados e ainda contribui com a questão da segurança. A intoxicação alimentar na rua, hoje, é preocupante."

  Segundo a nutricionista, a maior reclamação é que não há tempo hábil para preparar as marmitas. "Se a pessoa se organizar, ela pode preparar sua marmita sem maiores problemas. O melhor é separar um dia - o sábado, por exemplo - para ir à feira e comprar boa parte daquilo que ele vai consumir naquela semana, tirando o que ele compra no mercado e cozinha em casa. Lembrando que produtos in natura são mais saudáveis e que a feira quase sempre oferece produtos mais em conta. Depois, a pessoa passa a bolar os pratos dia a dia. Quanto mais coloridos, melhor", ensina Suzana. 

  "O ideal é montar a marmita pensando num prato de mesa. Um quarto desse prato pode ser de arroz, um quarto de feijão e um quarto de carne. O último quarto é de salada. E ele pode ir fazendo a substituição. O arroz, carboidrato, faz parte do grupo das massas, então pode ser substituído por batata ou macarrão. A carne, proteína, pode dar lugar a ovo, frango, peixe, grão de bico. Se houver a possibilidade, a salada deve ser levada em um compartimento separado, para que a outra marmita possa ser aquecida sem problemas", continua a nutricionista.

  Outra dica é levar as refeições da semana ao freezer ou congelador. “A pessoa que reclama de tempo pode congelar suas porções durante o fim de semana e ir descongelando dia a dia. Esses alimentos congelados mantêm as características nutricionais por um mês. Aquela refeição da terça-feira tem de ser colocada na geladeira na segunda-feira, para ir descongelando gradualmente. Então, na manhã de terça, você pode higienizar as verduras de forma rápida e fácil. Se não houver fogão ou micro-ondas no trabalho, é importante que esse alimento esteja condicionado em uma bolsa térmica”, finaliza Suzana Furtado.

 

Fonte: Saúde Brasil