I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaaanovembrocapacitacaosamuetsus 0001
A equipe de instrutores está muito satisfeita com o empenho de todos os participantes, foi um momento
muito gratificante e proveitoso para todos, o trabalho em conjunto da ETSUS e do NEP

    Ter uma resposta rápida e correta em situações de emergência: Foi com esse objetivo que a Escola Técnica de Saúde do SUS de Roraima e a Central de Regulação das Urgências Médicas – SAMU/RR realizaram a capacitação de aproximadamente 70 pessoas na Vila Santa Maria do Boiaçu, entre os dias 23 a 26 de novembro. Ao retornar do Baixo Rio Branco traz a satisfação de ter alcançado profissionais de saúde, auxiliares comunitários e representantes da comunidade.

    De acordo com a diretora geral da ETSUS, Renata Garcia, a capacitação atendeu uma necessidade que havia entre na comunidade especialmente no atendimento inicial de primeiros socorros. O curso de formação foi ministrado por profissionais da ETSUS e do Núcleo de Educação Permanente da Central de Regulação do SAMU/RR.

    “A equipe de instrutores está muito satisfeita com o empenho de todos os participantes, foi um momento muito gratificante e proveitoso para todos, o trabalho em conjunto da ETSUS e do NEP está fazendo toda a diferença para levar conhecimento e assim reduzir mortes e incapacitações.”, destacou a diretora.

aaaaanovembrocapacitacaosamuetsus 0002

    Ao longo do treinamento os profissionais da Unidade de Santa Maria do Boiaçu, foram os primeiros a participar do curso de primeiros socorros, com prioridade para o atendimento intra-hospitalar, já entre os auxiliares comunitários em saúde foi revisada função e a importância deles na comunidade e no atendimento à população.

    “Esse tipo de instruções é de grande relevância para os municípios, principalmente em um Estado como o nosso, que possui um ambiente natural com diversos tipos de animais, com essa capacitação a população terá conhecimento básico para a manutenção da vida até a chegada do socorro qualificado”, pontuou o governador Antonio Denarium.

    Foram capacitados também representantes da comunidade, e para eles, as atividades foram direcionadas para situações como afogamento, crises convulsivas, parada respiratória, acidentes, até o ferimento por arma branca.

    “O curso foi um momento fundamental para essas pessoas que atuam bem próximas das comunidades, por isso eles precisam estar preparados para fazer a abordagem correta e no momento adequado, um auxílio que é importantíssimo para salvar vidas”, reforçou o coordenador geral da Central de Regulação das Urgências Médicas do Samu, Gutemberg Faustino.

    O curso foi organizado em estações de treinamento, onde os alunos passaram por aulas teóricas e práticas de reconhecimento da RCP, práticas monitoradas de ventilação, desengasgo, resgate em águas, improvisos de resgate em mata, palestra sobre humanização e cuidados com recém-nascido e parto.

    “Essa é uma instrução que vai além, que pode ajudar aos recém formados em diversas situações e com auxílio do (NEP) Núcleo de Educação Permanente, estamos conseguindo levar essa noção de segurança para as comunidades”, finalizou o secretário Leocádio Vasconcelos.

ASCOM/SESAU
30.11.2021