I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaareuniaopoliticasdesaude 0001
A discussão tem como base as atribuições contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Negra,
consolidada em 2007, e Política Nacional de Saúde Integral a público LGBTTTQIA+

    Nesta terça-feira, 14, a Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Pessoa Negra, realiza o primeiro Encontro Estadual para Debate da Política Nacional de Saúde da Pessoa Negra e da Pessoa LGBTTTQIA+. O objetivo é reconhecer as principais necessidades de saúde desses públicos para desenvolvimento e aprimoramento de políticas que atendam as demandas destas pessoas de forma mais efetiva.

    A discussão tem como base as atribuições contidas na Política Nacional de Saúde da Pessoa Negra, consolidada em 2007, e Política Nacional de Saúde Integral a público LGBTTTQIA+, consolidada em 2013, pelo Ministério da Saúde.

    Participam do encontro profissionais de saúde do HGR (Hospital Geral de Roraima) e das Coodenadorias Gerais de Atenção Básica, de Urgência e Emergência, de Vigilância em Saúde, Departamento de Gestão de Educação da Saúde, órgãos de controle como Ministério Público de Roraima e Conselho Estadual de Saúde e demais instituições ativas na causa dos dois públicos.

    “É preciso pensar na saúde de forma mais abrangente, onde os serviços atendam plenamente as necessidades de todos os grupos sociais, com profissionais dedicados a buscar soluções para as principiais complicações de saúde desses públicos, junto com as coordenadorias, representações e com os órgãos de controle. É um momento muito importante para o Estado, para ouvirmos, de forma qualificada, o que eles têm a dizer a respeito da saúde destes dois públicos, e isso é fundamental para batermos as metas e objetivos do nosso Governo, além de delimitar o que realmente precisa ser feito pela saúde dessa população”, afirmou o governador Antonio Denarium.

    O evento ocorre no auditório do HGR, com programação que segue até as 17h desta terça. A gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Saúde da Pessoa Negra, Silvana Amorim, destaca que, logo de início, é preciso analisar as condições, ou determinantes sociais, que afetam de forma constante a qualidade de vida destas pessoas.

    “A maior parte da população brasileira é composta por negros e pardos, tendo constantemente em seu quadro de saúde, como principais doenças e condições, a hipertensão, diabetes, sífilis, HIV, anemias falciformes, além das violências em saúde. O público LGBTTTQIA+ ainda se constitui de pessoas fragilizadas por causa da violência física, doméstica, sexual. Sendo assim o Núcleo reuniu figuras importantes que, com o devido apoio e planejamento, podem mudar este cenário, para tratar de forma efetiva sobre essas determinantes e trazer propostas para a melhoria da oferta dos serviços de saúde”, disse.

    De acordo com o secretário Leocádio Vasconcelos, as alternativas que estão sendo buscadas no evento chegam a se sobrepor as discussões de caráter geral, devido a extensão do público alvo.

    “A saúde, por si só, é um tema que necessita de educação continuada para aprimorar os serviços e a qualidade do atendimento, então quando você setoriza a discussão de melhoria para públicos específicos como negros e pessoas LGBT, contribui-se para o bom andamento da saúde como um todo, porque é um público praticamente que é compreende uma grande parte dos usuários do Sistema Único, e é por isso que eu considero essencial que todos os segmentos da saúde se inteirem nessa discussão”, reforçou.

ASCOM/SESAU
14.12.2021