I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaavencendoacoviddezembro 0001
O monitoramento epidemiológico da saúde tem demonstrado que as medidas restritivas e de prevenção
ao avanço da covid são fundamentais para controlar a pandemia no nosso Estado

    Roraima segue vencendo gradativamente a covid-19, graças ao trabalho de controle e enfrentamento realizado pelo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e da contínua atuação dos profissionais de saúde no tratamento aos pacientes internados. Um dos resultados positivos é o aumento no número de pessoas que venceram a doença que chega a 126.057 recuperados.

    Dados do Boletim Epidemiológico da Sesau mostram que somente neste mês de dezembro, 274 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas da covid.

    “Muito nos alegra saber da boa recuperação da nossa população, mas temos convicção de que ainda não é tempo de flexibilizar as restrições por completo. O monitoramento epidemiológico da saúde tem demonstrado que as medidas restritivas e de prevenção ao avanço da covid são fundamentais para controlar a pandemia no nosso Estado, e precisamos mantê-las por enquanto, para que não haja mais casos como antes, enquanto os nossos pacientes recebem alta e os nossos hospitais vão retornando a uma rotina menos preocupante”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

Dentre os vencedores da batalha contra a covid-19 está o mecânico Almir Pereira de Sousa, de 67 anos, que recebeu alta do Hospital Estadual de Retaguarda nesta segunda-feira, 13. Ele conta que tomou apenas a primeira dose da vacina e que o esforço dos profissionais da Unidade foram

    “Graças a Deus tive uma boa melhora. A equipe do Hospital foi muito eficiente enquanto me trataram e fizeram o que estava ao alcance deles para que pudesse ter a melhora que eu precisava. Hoje estou de pé para agradecer a eles pelo trabalho e também para comemorar a alta que eu recebi. Foram dias muito preocupantes e agora acredito que qualquer um que não queira passar por eles precisa estar prevenido”, disse.

    Especialistas ressaltam a importância da vacinação para a constante recuperação de pacientes - Para que apenas o número de pacientes recuperados continue crescendo e esse aumento seja garantindo nos próximos dias o médico infectologista Alexandre Salomão alerta que é preciso que completar o esquema vacinal contra a covid-19.

    “Além dos cuidados de higiene das mãos, uso de máscara e distanciamento, nós ganhamos a vacina, como forte aliada na proteção contra covid e que é importante para nossa segurança, estarmos com o esquema vacinal completo, porque quanto maior é o número de vacinados, menor a circulação viral e menores os riscos de complicações no estado de saúde”, reforçou o médico.

    Vigilância em saúde alerta sobre cuidados não farmacológicos durante as festas de fim de ano – A Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, reforça que as medidas não farmacológicas, não podem ser esquecidas, principalmente durante o período de festejos de fim de ano.

    “As pessoas não podem esquecer que a pandemia não acabou e que não é hora de descarta nenhuma das medidas não farmacológicas, ou seja, é preciso manter o uso de máscara principalmente em locais fechados, assim como devemos continuar utilizando o álcool em gel, outra medida importante é lavar sempre as mãos e evitar aglomeração. Parece bobo, mas são cuidados que ainda são necessários”, enfatizou.

    “Não podemos esquecer de que ainda estamos enfrentando a pandemia. Devemos, em respeito a quem amamos, às vítimas da covid, e a todos os profissionais que trabalharam dia e noite na luta contra essa doença, fazer nossa parte, que é diminuir a circulação viral, por isso pedimos que as pessoas façam as suas celebrações de forma segura e responsável”, ressaltou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

ASCOM/SESAU
13.12.2021