I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaaahgrfonoaudiologia 00001
O encontro de hoje faz parte do cronograma de atividades montado pelo Grupo de Apoio ao Laringectomizado,
da Unacon, pelo qual é ofertado serviço de reabilitação com acompanhamentos mensais no HGR

    Nesta quinta-feira, 09, dia do fonoaudiólogo, profissionais da área e pacientes em tratamento de reabilitação da laringe, na Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia), do Hospital Geral de Roraima, dedicaram a manhã para um momento especial com troca de informações e reforço dos cuidados para a recuperação completa.

    O encontro de hoje faz parte do cronograma de atividades montado pelo Grupo de Apoio ao Laringectomizado, da Unacon, pelo qual é ofertado serviço de reabilitação com acompanhamentos mensais no HGR, promovidos por equipe multidisciplinar composta por educador físico e fonoaudiólogo, para pacientes que realizaram cirurgia de retirada total ou de parte da laringe, como etapa do tratamento ao câncer de laringe.

    “É um prazer para nós podermos afirmar que temos uma Unidade de tratamento de câncer que não só realiza o procedimento como também presta um acompanhamento contínuo com os pacientes, como é o caso dos nossos pacientes que tiveram câncer de laringe. Tenho convicção da alegria que os nossos profissionais sentem ao participarem do processo de recuperação da nossa gente, e é por isso que vamos reforçar ainda mais a atenção em oncologia no Estado de Roraima”, disse o governador Antonio Denarium.

aaaahgrfonoaudiologia 00002

    De acordo com a fonoaudióloga da Unacon, Fernanda Ross, além do trabalho de reabilitação de voz e respiração adequada, o apoio entre os pacientes com as suas histórias tem sido fundamental para o sucesso dos encontros.

    “Eles se apoiam com as suas superações, contando a luta e a vitória que tiveram, porque na cirurgia de laringectomia, para eliminação do câncer, ocorre a retirada das cordas vocais, o que gera disfunções na voz do paciente e ele perde a capacidade de se comunicar perfeitamente. Então eles estão ganhando, nesse trabalho que estamos realizando junto com eles, a reabilitação vocal que favoreça o retorno da capacidade total de comunicação”, destacou.

    A Angelita Alves, é profissional de saúde e acompanha a mãe, Sebastiana Alves, de 72 anos, nos encontros e nas consultas ambulatoriais com a fonoaudióloga e demais profissionais. Para ela, a disponibilidade dos profissionais e a forma como trabalham na reabilitação dos pacientes tem sido fundamental.

    “Eu vou te dizer de todo meu coração: é muito importante o trabalho que a equipe aqui da Unacon faz! A minha mãe faz acompanhamento aqui desde o começo, na descoberta do câncer, e tem recebido nesses últimos dois anos, uma atenção fundamental do Grupo de Apoio na recuperação dela. Eles chegam, analisam, orientam, e em todas as vezes que a gente vem participar dos encontros eles ensinam medidas diferentes de melhorar o processo de reabilitação dela”, disse.

    Para o secretário de Saúde, Lecádio Vasconcelos, a atenção continuada com esses pacientes é uma forma de eles serem reinseridos na sociedade de forma efetiva.

    “Infelizmente a laringectomia salva o paciente dessa área, mas acaba trazendo outras consequências, como a perda da capacidade de respirar melhor, secreção tosse, forçada. Então a gente entende que é essencial que, nesse período pós cirurgia, eles contem com muito apoio como o que eles recebem no Grupo para viverem como precisam. É reflexo do compromisso que nós temos de criar políticas públicas que busquem promover, cada vez mais, a atenção continuada na saúde”, reforçou o secretário.

ASCOM/SESAU
09.12.2021