dezembroacolhehgr 0001
O governador Antonio Denarium considera essencial, para promover a efetividade
no acolhimento, que o processo de melhoria no atendimento humanizado

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), tem trabalhado intensivamente, nos últimos anos, junto às Unidades de Saúde do Estado, a questão da constante aplicação do atendimento humanizado para com os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Com a missão de atender a essa preocupação do Governo, o HGR (Hospital Geral de Roraima) é uma das Unidades que está adotando medidas de valorização do atendimento humanizado por meio da melhoria do serviço de acolhimento.

A medida mais recente é a formação do grupo composto pela direção administrativa e núcleos de assuntos internos do Hospital Geral. Os profissionais estão desenvolvendo, na prática, o projeto ‘Acolhe HGR’, que tem o objetivo de apresentar, a todo o corpo de trabalhadores da Unidade, propostas de melhorias dos processos de trabalho e atendimento por meio do reforço do serviço de acolhimento.

O governador Antonio Denarium considera essencial, para promover a efetividade no acolhimento, que o processo de melhoria no atendimento humanizado seja trabalhado por quem realmente entende das necessidades da Unidade, como os próprios profissionais.

“Muito nos alegra saber que os nossos servidores da saúde buscam trabalhar cada vez mais em sintonia com o planejamento do Governo do Estado, que tem o intuito de reestruturar o serviço público de saúde de ponta a ponta. O atendimento cada vez mais humano é um dos destaques desse planejamento, porque é de extrema importância durante a atenção dada pelos profissionais de saúde à população”, ressaltou o governador Antonio Denarium.

A ampliação da humanização e do acolhimento, preconizada pelo projeto, tem como alvo os servidores HGR de todas as categorias de ensino fundamental, médio, técnico e superior, com vínculo terceirizado, comissionado, seletivo e estatutário, bem como todos os diretores e coordenadores da Unidade.

dezembroacolhehgr 0002

Para o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos, além da valorização do trabalhador, que passará a fazer parte de todos os processos de transformação do HGR, a iniciativa trará impacto positivo no atendimento a todos os usuários do Sistema Único de Saúde.

“Esse é o maior hospital do nosso Estado, que atende não só as demandas dos roraimenses como da população de fronteira. Então, nós estamos atentos a necessidade que há de se trabalhar a educação permanente do corpo profissional do serviço público de saúde para que as melhorias dos processos de trabalho e humanização sejam cada vez mais evidentes”, destacou o secretário.

Execução das melhorias entre os servidores ocorrerão ao longo de 2022 - De acordo com o diretor administrativo do HGR, Edgar Hoover, primeiramente, está sendo realizado diagnóstico institucional com todos os servidores, visando compreender suas percepções sobre os processos de trabalho, acolhimento e desafios vivenciados, para se ter, com exatidão, os pontos do serviço que precisam ser ajustados ou reforçados.

“Nós estamos em busca da transversalidade, que é um dos pilares da Política Nacional de Humanização. Para isso, a gente está revendo todo o processo de trabalho. Do médico ao agente de limpeza. Não se trata da gente, enquanto administração, fazendo algo para eles, mas sim revendo junto com eles. Reconstruir e implementar, todos juntos, o que já existe quanto a prestação de serviço ao usuário SUS. É somar nossas forças para dar mais resolutividade, de forma mais acolhedora, ao atendimento para o paciente”, disse.

Além disso, de forma intercalada com os diagnósticos, mensalmente até o final de 2022, serão realizadas as intervenções, que são as reuniões de forma integrada entre os diversos setores, utilizando vídeos de apoio, dentre outros materiais para o trabalho de sensibilização.

A assistente social, Janesmara Almeida, é gerente do Núcleo de Serviço Social do HGR, um dos setores que integram o projeto e que há 29 vem proporcionando o acolhimento, atenção e cuidado para com o usuário.

Segundo a gerente, além de compreender as necessidades do paciente como um todo enquanto recebe atendimento na Unidade, é preciso se sensibilizar com as expectativas da família.

“A humanização perpassa todos os setores. Então essa descentralização também é um foco do projeto, porque é por meio dela que será possível ampliar a sensibilização no cuidado com o usuário e a compreensão das questões econômicas, políticas, sociais, trabalhistas, previdenciárias e culturais que interferem no processo de recuperação do paciente a partir do momento em que ele necessidade dos serviços do Hospital, e também da família que, a partir dali, vai enfrentar momentos de incertezas e angústias e precisa de todo amparo possível”, enfatizou.

02.12.2021