centrodereferenciarealizavasectomia 0001
O método de contracepção masculina é considerado bastante eficaz por especialistas na prevenção
da gravidez, de acordo com a diretora do Centro de Referência, Marília Pinto.

    Novembro inicia com novidades para a saúde masculina, o CRSM (Centro de Referência da Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin) iniciará nessa quarta-feira, 03, a realização da cirurgia de vasectomia, recomendada para homens que não querem mais ter filhos.

    O método de contracepção masculina é considerado bastante eficaz por especialistas na prevenção da gravidez, de acordo com a diretora do Centro de Referência, Marília Pinto, o procedimento poderá ser feito sem precisar de um encaminhamento de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) no entanto, é preciso se enquadrar nos critérios do Ministério Saúde.

    “O procedimento é rápido e fácil, mas por se tratar de uma decisão importante e definitiva, os homens que buscarem a Unidade passarão por uma palestra explicativa dada pela equipe multiprofissional, conheceram os riscos dessa decisão e terão dentro de 60 dias para amadurecer a ideia é tomar a decisão final, após esse período ele pode passar pelo médico urologista e realizar o procedimento de forma segura”, explicou a diretora.

    O procedimento leva aproximadamente 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, ao longo do mês mais de 20 procedimentos devem ser realizados, nos dias de segunda-feira e quarta-feira, para realizar o agendamento, os interessados podem comparecer no CRSM, durante toda a semana, das 7h às 18h.

centrodereferenciarealizavasectomia 0003

    Os requisitos mínimos incluem ter idade superior a 25 anos ou, pelo menos, dois filhos, estabilidade conjugal, se estiver casado, e haver comum acordo entre casal. Para o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, os homens devem se atentar a todas as alternativas de contraceptivos para evitar gravidez indesejadas.

    “Existem diversos meios contraceptivos masculinos, seja o preservativo ou a vasectomia, é importante se atentar aos cuidados para evitar uma gravidez indesejada uma vez que esse cuidado é responsabilidade de homens e mulheres, então converse com seus parceiros sobre o assunto”, enfatizou o secretário.

    O governador Antonio Denarium destaca a importância de oferecer através do SUS esse método contraceptivo de forma gratuita. “Essas ações fazem parte do planejamento familiar que é dar à família o direito de ter quantos filhos quiser, no momento que lhe for mais conveniente, e nosso caso da vasectomia a orientação é redobrada por se tratar de um método quase irreversível em todos os casos” finalizou o governador.

ASCOM/SESAU
03.11.2021