I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

aaamaisvacinasagostooo 0008
Outubro também começa exaltando nacionalmente a pessoa idosa, público que, segundo a
Organização Mundial de Saúde, está inserido na faixa etária dos 60 anos acima.

    O mês de outubro chegou e com ele mais vacinas também chegaram a Roraima nesta sexta-feira, 01. Desta vez o Estado recebeu do Governo Federal o lote com 7.675 doses do imunizante da Fundação Oswaldo Cruz, a AstraZeneca. O objetivo é dar continuidade ao trabalho de imunização realizado no Estado para todas as faixas etárias, principalmente nas aplicações da segunda dose.

    Outubro também começa exaltando nacionalmente a pessoa idosa, público que, segundo a Organização Mundial de Saúde, está inserido na faixa etária dos 60 anos acima. O grupo é considerado de risco pelo Ministério da Saúde diante da pandemia de covid-19 e, portanto, tem sido prioridade na Campanha de Vacinação.

    “O nosso Governo tem mantido o máximo de respeito com a saúde da população de mais idade do nosso Estado, garantindo que haja vacinas nos postos de vacinação para quando chegar a vez de eles tomarem a primeira, segunda ou terceira dose, e estamos trabalhando para que essas pessoas tão queridas possam continuar contanto com a assistência em saúde de qualidade garantindo o bem-estar que tanto precisam e merecem, seja por meio da imunização ou por outra área”, disse o governador Antonio Denarium.

vacinacaoidososoutubro 00002

    Sendo assim, uma das certezas que se pode ter no dia do idoso, é do quanto se tornou fundamental que este público alvo se conscientize sobre a necessidade de serem imunizados. A professora Cícera Mota, de 67 anos, dá um show de sensibilização ao compartilhar a conscientização sobre a importância de se vacinar.

    “Eu me sinto feliz por ter tomado a primeira e a segunda dose da vacina AstraZeneca. Por ser hoje o dia do idoso, eu me sinto até na responsabilidade de conscientizar as pessoas da minha idade sobre a importância de tomar a vacina, seja ela do laboratório que for, para podermos viajar tranquilos e seguros, voltar a nossa vida normal, que é o que estamos precisando”, disse.

    Para o senhor ou a senhora que tem receio dos efeitos do imunizante da covid, a aposentada Elizabete Ferreira, de 68 anos, afirma que não há motivo para tal preocupação, ela que não esconde o quanto valoriza a oportunidade que teve de ser imunizada.

    “Hoje eu tenho consciência de que a melhor forma da gente se livrar da pandemia é tomando a vacina, assim como a gente tomava outras vacinas no passado e muitos sintomas de outras doenças foram evitados. Hoje, se a gente tiver um problema de saúde por causa dessa doença vai ser porque fizemos a escolha a errada de não termos sido imunizados, por isso devemos tomar a vacina sim!”, ressaltou.

vacinacaoidososoutubro 00001

    Ainda há quem seja contra, mas também há quem mude de ideia como a professora aposentada Nilza Santos, de 72 anos. Ela afirma que não tinha a intenção de tomar o imunizante contra a covid, mas que mudou de ideia pelo bem das pessoas que convivem com ela.

    “Depois eu vi que era a única forma de eu ficar tranquila sem me preocupar em contrair ou até pior, contrair e transmitir pra algum parente meu, fazer minhas atividades e cuidar das minhas obrigações com a consciência limpa, com a sensação boa de que eu não estou arriscando a vida das pessoas a minha volta”, destacou.

    A ciência comprova e o infectologista da Sesau, doutor Domingos Sávio, assina em baixo. De acordo com o profissional a faixa etária citada pela Organização Mundial de Saúde é mais suscetível a contrair doenças infecciosas, incluindo a do coronavírus.

    “O idoso é mais suscetível as infecções respiratórias em geral, inclusive a covid, pois conforme os anos vão passando a tendência é o seu sistema de imunidade ir reduzindo. No caso do idoso a gente chama de senescência essa fragilidade maior do sistema imune, o que caba deixando essas pessoas mais chances de contrair infecções dos mais variados vírus que existem, dentre eles o coronavírus. Por isso a importância do idoso tomar todas as doses necessárias até completar o esquema vacinal, principalmente se essa pessoa tiver alguma comorbidade como por exemplo hipertensão ou diabetes”, complementou.

    População acima dos 60 anos já pode tomar vacina em Roraima – Nesta quinta-feira, 30, o Governo do Estado, por meio do Nucleo Estadual do Programa Nacional de Imunização se reuniu com representantes dos municípios para oficializar a ampliação da aplicação da terceira dose de 70 para 60 anos acima.

    Até o momento, dentro da faixa etária dos 60 aos 64 anos, 14.459 tomaram a primeira dose contra a covid, 12.252 a segunda dose e 86 foram imunizados com dose única. Dos 65 aos 69 anos, 10.279 tomaram a primeira dose, 9.387 a segunda e 34 tomaram dose única, conforme dados do Vacinômetro da Sesau.

    “Nós precisamos acelerar a imunização do nosso povo e com isso fortalecer o enfrentamento do Estado contra a pandemia. O público idoso e quem mais puder nos ajudar na conscientização dessas pessoas, precisam ficar atentos ao cartão de vacina para saber quando chegar a hora de se dirigir até o ponto de vacinação mais próximo para tomar a dose de reforço, que já enviamos para todos os municípios”, frisou o secretário de Saúde, Leocádio Vasconcelos.

ASCOM/SESAU
01.10.2021