hospitalderorainopoliscovid 0001
Rorainópolis, Manoel Florenzano, que atua há mais de 20 anos na saúde
.

As últimas semanas têm sido de otimismo para a saúde roraimense, graças aos resultados positivos que o trabalho de enfretamento da covid-19 começa a apresentar. As boas notícias podem ser percebidas nas Unidades da capital e do interior.

Em Rorainópolis, por exemplo, nos últimos quinze dias o Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto registra queda na taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes com covid-19, ou seja, a taxa de ocupação caiu de 23% no dia 15 de setembro para 8% nesta terça-feira,28, conforme mostra o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, criado para monitorar a evolução da pandemia no Estado.

“Já passamos por dias de medo e incertezas por causa da ameaça à saúde pública provocada pela covid-19, mas com firmeza no nosso trabalho, com o reforço que temos feito na equipe de profissionais das Unidades de Saúde, assistência médica humanizada aos pacientes, melhoria nas Unidades de Saúde temos conseguido vencer os desafios que essa doença trouxe e ajudar o nosso Estado a não sentir tanto os impactos da pandemia”, esclareceu o governador Antonio Denarium.

hospitalderorainopoliscovid 0002

De acordo com o diretor do Hospital, Elson Alves, mesmo para aquela Unidade que é referência no atendimento para a região sul do Estado, a demanda de pacientes com diagnóstico positivo tem reduzido, e para ele o principal motivo é a vacinação.

“Nosso Hospital recebe pacientes de vários municípios do sul do estado incluindo São João da Baliza, São Luiz, Caroebe e Carararaí, e temos percebido uma queda significativa de casos de covid e também nas internações que, no máximo, chegam a três pacientes por semana, na faixa etária entre 70 a 80 anos. E desde o último fim de semana estamos com apenas um leito ocupado. E percebemos que a vacinação ajudou muito, pois depois que as pessoas começaram a se vacinar as internações diminuíram. E graças ao apoio do Governo do Estado que garantiu o reforço da equipe tanto com médicos quanto com enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos o que nos ajudou muito a manter o atendimento de toda essa região no Hospital”, ressaltou.

O enfermeiro coordenador do setor de atendimentos a pacientes com covid no Hospital de Rorainópolis, Manoel Florenzano, que atua há mais de 20 anos na saúde, relata que o medo no rosto dos profissionais era evidente, mas quando hoje ao ver o cenário atual percebe que há mais confiança e segurança entre a equipe.

“Nunca presenciei algo com a magnitude dessa pandemia. Mesmo com todo aparato em equipamentos e insumos não há como negar que foram momentos desesperadores para toda a equipe, totalmente fora do que estávamos acostumados a viver. Perdemos amigos servidores da Unidade e ao mesmo tempo, dentro do pouco período que tivemos, buscamos juntos nos aperfeiçoarmos no tratamento aos pacientes com essa doença. Hoje a gente vê que o pior está passando e graças a Deus estamos recebendo todo o apoio do nosso Governo nessa luta”, enfatizou.

Este ano Rorainópolis atendeu mais de 2.300 pacientes de janeiro até agosto. Apesar de todos as dificuldades o Hospital manteve, mesmo durante a pandemia, a realização de procedimentos médicos, ao passo que foi sendo reestruturado para atender as demandas relacionadas a pandemia.

“A certeza que temos é de que o trabalho da Secretaria de Saúde nesse processo tem sido colocado em prova. Sabemos da angústia da família quando o parente é internado com covid então ter Unidades preparadas, que ofereçam assistência e se dediquem ao máximo no tratamento clínico do paciente faz toda a diferença, é preciso ouvir as necessidades, e esse é um dos principais pontos em que estamos trabalhando”, finalizou o secretário de Saúde Leocádio Vasconcelos.

01.10.2021