I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

maisvacinassetembrofinal 0002
De acordo com a gerente do Núcleo Alice Dantas, como o Ministério da Saúde autorizou que
a partir de agora a vacina da covid-19 seja administrada de forma simultânea

    Durante reunião técnica nesta quinta-feira, 30, entre a gerência do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização e as equipes que atuam nos municípios de Roraima foram tratadas sobre as mudanças anunciadas pelo Ministério da Saúde para acelerar a imunização da população e fortalecer o enfrentamento contra pandemia.

    Entre os temas discutidos estão a aplicação da dose de reforço para trabalhadores de saúde e pessoas com mais de 60 anos, a aplicação da vacina contra a covid-19 de forma simultânea com as demais vacinas incluídas no esquema de rotina vacinal e o fluxo de trabalho utilizado para operacionalização da Campanha.

    Durante a reunião foram esclarecidas todas as dúvidas sobre a nova rotina de trabalho para que as mudanças recomendadas pelo Ministério sejam colocadas em prática de forma organizada e segura.

    De acordo com a gerente do Núcleo Alice Dantas, como o Ministério da Saúde autorizou que a partir de agora a vacina da covid-19 seja administrada de forma simultânea com as demais é necessário que todos os técnicos que atuam nas salas de vacinas estejam cientes da mudança, e de como trabalhar a nova dinâmica para que as mudanças sejam aplicadas sem nenhum transtorno para a população.

    “Com a mudança anunciada e oficializada pelo Ministério essa semana não será mais necessário o intervalo de 14 dias entre a aplicação das vacinas da covid e as demais, possibilitando a partir de agora que a caderneta de vacinação seja atualizada e aplicada também a vacina contra a covid-19”, disse.

    Alice explica que essa medida do Ministério possibilita maior acesso e oportunidade das pessoas terem a vacinação. E durante a reunião a equipe técnica de cada município foi orientada também sobre as mudanças na distribuição de vacinas que será quinzenal a partir de agora.

    “Ressaltamos também que é fundamental que cada equipe se organize para evitar desabastecimento. O Estado tem muitas vacinas, mas é preciso trabalhar de forma organizada e planejada pois o percentual de perda aceitável é de 10%, então todos precisam estar cientes da recomendação e se organizar para que as normas sejam cumpridas. Todos os municípios tem sido orientados, recebido as notas técnicas do Ministério e estamos aqui para dá o suporte necessário”, disse.

    Durante o encontro foi reforçado sobre a importância de cada equipe técnica manter o armazenamento dos imunizantes de forma adequada, bem como realizar o preenchimento correto dos formulários no banco de dados.

    “São orientações importantes que precisamos sempre reforçar para que cada técnico não esqueça o fluxo que precisa ser seguido e evite erros simples, mas que fazem a diferença e podem comprometer o processo. Então é sempre bom relembrar sobre as etapas de trabalho e esclarecer dúvidas que ainda possam persistir”, reforçou.

ASCOM/SESAU
30.09.2021