I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

hmialeitamentomaternoagosto 00001sss 
A primeira hora de vida do bebê é tão importante para seu futuro que é conhecida como hora dourada, por isso
há uma recomendação mundial para que a primeira mamada do bebê ocorra na “Hora Dourada”.

    Na semana da infância o destaque é para as ações desenvolvidas no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, para incentivar o aleitamento materno, fundamental para a saúde das crianças nos primeiros anos de vida.

    E para garantir que o maior número de bebês nascidos em Roraima receba o leite materno, a Maternidade adota há mais de 10 anos, os 10 passos para o sucesso no aleitamento materno.

    De acordo com a coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade, Sílvia Renata Furlin, os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, são trabalhados diariamente na Unidade e com todas as mãezinhas.

    “Os 10 passos fazem parte de uma estratégia do Ministério voltada para envolver as mães e nesse sentido a nossa equipe tem buscado cada vez mais o conhecimento e a competência necessárias para apoiar a amamentação, com todos os cuidados desde o momento do nascimento”, explicou a coordenadora.

    Os 10 passos atendem as diretrizes do Ministério da Saúde para a promoção da vida dos recém-nascidos – Os 10 passos fazem parte também da estratégia de humanização do parto, e a iniciativa tem contribuído para o reconhecimento junto ao Ministério da Saúde, por meio da conquista do título “Hospital Amigo da Criança”, conferido pelo MS, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

    Passo 1 - Ter uma política de aleitamento materno escrita que seja rotineiramente transmitida a toda equipe de cuidados de saúde;

    Passo 2 - Capacitar toda a equipe de cuidados de saúde nas práticas necessárias para implementar esta política;

    Passo 3 - Informar todas as gestantes sobre os benefícios e o manejo do aleitamento materno;

    Passo 4 - Ajudar as mães a iniciar o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento; conforme nova interpretação: colocar os bebês em contato pele a pele com as mães, imediatamente após o parto, por pelo menos uma hora e orientar a mãe a identificar se o bebê mostra sinais de que está querendo ser amamentado, oferecendo ajuda se necessário;

    Passo 5 - Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação mesmo se vierem a ser separadas dos filhos;

    Passo 6 - Não oferecer a recém-nascidos bebida ou alimento que não seja o leite materno, a não ser que haja indicação médica e/ou de nutricionista;

    Passo 7 - Praticar o alojamento conjunto - permitir que mães e recém-nascidos permaneçam juntos – 24 horas por dia;

    Passo 8 - Incentivar o aleitamento materno sob livre demanda;

    Passo 9 - Não oferecer bicos artificiais ou chupetas a recém-nascidos e lactentes;

    Passo 10 - Promover a formação de grupos de apoio à amamentação e encaminhar as mães a esses grupos na alta da maternidade. Conforme nova interpretação: encaminhar as mães a grupos ou outros serviços de apoio à amamentação, após a alta, e estimular a formação e a colaboração com esses grupos ou serviços.

    Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano, do Hospital Materno Infantil, Sílvia Renata Furlin, o 4° passo estimula o contato pele a pele é fundamental para obter o sucesso no aleitamento materno.

    “A primeira hora de vida do bebê é tão importante para seu futuro que é conhecida como hora dourada, por isso há uma recomendação mundial para que a primeira mamada do bebê ocorra na “Hora Dourada”, pois assim estimula o recém-nascido a mamar o mais cedo possível e traz inúmeros benefícios para ele e para a mãe”, disse.

    Há um ano atrás a Design e Estudante de música, Lanna Milly, viveu esse momento especial na Maternidade, ao dar à luz a pequena Ana Júlia, a mamãe de primeira viagem destaca que a hora dourada é um momento único e mágico que será lembrado para sempre.

    “Por conta das circunstâncias do meu parto minha bebê estava roxinha, precisou de oxigênio antes da primeira mamada, eu lembro quando médica a colocou enroladinha em cima de mim, coberta com um pano e me ajudou a colocar ela pra mamar, foi rapidinho, parece que o nosso bebê já sabe o que fazer, é um momento lindo, a amamentação em si é muito importante, e a primeira então é algo mágico, tem um poder, uma coisa diferente, o primeiro toque no nosso bebê, ele ali encostadinho na nossa pele, no nosso corpo e criando aquele laço único”, destacou a mãezinha da Maria Julia que fez um ano no último dia 17.

hmialeitamentomaternoagosto 00002sss

    Parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima - Por meio do trabalho integrado surgiu o projeto Bombeiros Amigos do Peito, onde o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima tem sido um grande parceiro do Banco de Leite, há mais de seis anos, auxiliando nas coletas de leite nas residências.

    Atualmente 80 mulheres realizam a doação de leite e na Uti Neonatal cerca de 40 recém nascidos precisam dessa doação. Para o Sargento Silveira, que desde de 2018 faz parte do projeto, o sentimento que fica é de gratidão, para ele a doação de leite se iguala a doação de sangue.

    “O leite materno garante o desenvolvimento saudável dos bebês e por isso fazer parte desse projeto é gratificante, podemos comparar com a doação de sangue que é fundamental para salvar vidas de bebês que estão na UTI, diariamente coletamos os frascos nas residências, é um trabalho conjunto das mães doadoras, do corpo de bombeiros e do Banco de Leite”, destacou o Sargento Silveira.

    A coleta acontece de segunda a sexta-feira, o Sargento utiliza todos os equipamentos de proteção individual, para receber esse leite e deixar até a Maternidade com toda a segurança.

    A Unidade disponibiliza um número de telefone para que as mamães possam receber as orientações corretas na hora de doar o leite, pelo telefone (95) 98414-0772 é possível prestar todas informações e tirar as dúvidas das mulheres interessadas em contribuir.

    “Todas essas iniciativas tem como foco ajudar as nossas gestantes. Para algumas mãezinhas tudo começa bem confuso, e algumas ficam sem saber a posição certa de pegar o bebê, a preocupação se ele tá comendo o suficiente, no início pode doer bastante, e como é dessa experiência que vem e o laço de amor que só cresce a cada dia, estamos aqui para auxiliar de todas as formas possíveis reforçando especialmente a prática do 4° passo para o sucesso no aleitamento materno”, concluiu a coordenadora.

ASCOM/SESAU
25.08.2021