treinamentoreanimacaoneonatal 0001
De acordo com a médica pediatra, Leidiane Saraiva, que faz parte da equipe responsável por ministrar
o curso, a reanimação é uma das estratégias para diminuir a mortalidade neonatal

    Com o objetivo de reforçar a qualificação profissional e melhorar a assistência aos recém-nascidos no interior do estado, profissionais que atuam na Maternidade Thereza Monay Montessi, no município de Rorainópolis, participam essa semana do Curso de Reanimação Neonatal.

    Com o foco na melhoria do atendimento dos recém-nascidos, a qualificação é voltada para a assistência neonatal. Inicialmente oito profissionais da Unidade estão participando, mas a expectativa é que nas próximas semanas, todos os profissionais passem pela qualificação e estejam aptos para reforçar o atendimento.

    Por meio dessa iniciativa de levar para a Maternidade, inaugurada há pouco mais de dois meses, o Governo de Roraima reafirma o compromisso de promover os esforços necessários para garantir que os moradores da região, e principalmente as novas mamães sejam bem atendidas na nova Maternidade.

    “Temos colocado em prática ações importantes em diversas frentes para garantir que a população tenha uma saúde digna e de qualidade. E sabemos que para isso capacitar os nossos servidores é fundamental, por isso esta semana a atenção está dedicada ao sul do estado”, esclareceu o secretário de saúde, Airton Cascavel.

    O diretor da Maternidade, Elcio Alves, explica que essa é a primeira vez que o curso de reanimação Neonatal é realizado em Rorainópolis, e é fundamental para que toda a equipe esteja treinada sobre o trabalho nessa área.

    “Para atender todos os profissionais, dividimos em dias alternados para os que estão no plantão participarem quando estiverem de folga, com o conteúdo trabalhado durante a capacitação, podemos garantir um melhor atendimento para os recém-nascidos que necessitarem passar por uma reanimação”, destacou.

    De acordo com a médica pediatra, Leidiane Saraiva, que faz parte da equipe responsável por ministrar o curso, a reanimação é uma das estratégias para diminuir a mortalidade neonatal, e grande parte do resultado definitivo dessa reanimação é determinado pelos cuidados durante todo o processo de cuidados logo nas primeiras horas de vida do bebê.

    “Esse curso é oferecido pela sociedade Brasileira de Pediatria, do qual também faço parte como instrutora, juntamente com outras pediatras, e temos como foco reforçar e ampliar os conhecimentos de todos os profissionais sobre os cuidados que precisam ser adotados para garantir o atendimento completo e preparado e com isso diminuir a possibilidade de riscos à saúde do bebê” explicou.

ASCOM/SESAU
14.07.2021