O paciente de 44 anos estava internado no Hospital das Clínicas por complicações no fluxo
sanguíneo e aguardava pela realização do procedimento na Unidade carioca.
“Tenho fé de que tudo vai dar certo. Estamos firmando nossas esperanças em Deus. Eu sou grata, primeiramente a Deus, pela força que tem nos dado e também ao Governo do Estado por todo o cuidado e por terem conseguido essa transferência”, disse emocionada Silvia Vieira, amiga e acompanhante de Herculano Soares Arrais, minutos antes de embarcarem no voo com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) aérea, com destino ao Rio de Janeiro.
Herculano passará por uma revascularização do miocárdio no INC (Instituto Nacional de Cardiologia), na cidade do Rio de Janeiro. O paciente de 44 anos estava internado no Hospital das Clínicas por complicações no fluxo sanguíneo e aguardava pela realização do procedimento na Unidade carioca.
“É para garantir mais qualidade de vida e constantes melhorias na saúde de Roraima que nós, da Secretaria de Saúde, temos trabalhado na busca por soluções para as demandas da população, e é com agilidade nos processos que nós fazemos a diferença na vida dos pacientes que contam com o apoio do Estado”, reforçou o secretário Airton Cascavel.
Após passar por uma série de exames, a avaliação médica determinou a necessidade de o paciente realizar a revascularização do miocárdio, cirurgia que busca regular o fluxo sanguíneo do músculo cardíaco em pessoas que apresentam obstruções graves nas artérias coronárias.
Trata-se de um procedimento de alta complexidade que não é realizado em Roraima, nem mesmo na rede particular, mas é ofertada pelo Estado por meio de TFD (Tratamento Fora de Domicílio).
Ciente da necessidade do paciente, o Estado viabilizou de forma efetiva a transferência por UTI aérea bem como o acompanhamento pela equipe médica, enfermeiros e técnicos, custeando todo o deslocamento de acordo ao caso clínico.
AERONAVE - O Estado tem contrato com empresa de táxi aéreo que faz a remoção de pacientes em aeronaves equipadas com UTI. “Nós não temos hora para darmos andamento aos trâmites e resolver a demanda do paciente. Quando há necessidade como a do paciente Herculano nós não medimos esforços para conseguir a UTI aérea e a Unidade disponível, o mais breve possível, para realizar o procedimento e encaminhar o paciente”, ressaltou o coordenador de regulação, avaliação e controle da Sesau, Gerson Castro.
ASCOM/SESAU
21.06.2021