I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

chegadasvacinasmaioooww 0001
A nova remessa recebida no início da tarde de hoje é um reforço na esperança
e na Campanha de Vacinação contra a Covid-19

    As pessoas que fazem parte do grupo de comorbidades já podem deixar o cartão de vacina preparado porque o Estado de Roraima recebeu nessa sexta-feira, 14, mais um lote de vacinas. A remessa de hoje contém 7.800 doses, sendo 4.800 doses da Coronavac, do Instituto Butantan, e 3.000 doses AstraZeneca, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    A nova remessa recebida no início da tarde de hoje é um reforço na esperança e na Campanha de Vacinação contra a Covid-19 e será destinada para o início da vacinação de gestantes com comorbidades que ainda não iniciaram o esquema vacinal, bem para a aplicação da segunda dose para a população acima de 60 anos que se encontra no prazo de recebimento da dose de reforço.

    Os imunobiológicos enviados pelo MS (Ministério da Saúde), foram recebidos pela equipe do Nepni (Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações) e do MS e encaminhadas com a segurança da Polícia Federal até o Núcleo.

    Desde o início da campanha, no mês de janeiro o Estado já recebeu 211.620 vacinas e já distribuiu 186.681 doses para os municípios, o que é representa mais de 88% do total enviado pelo MS. Para o secretário Airton Cascavel, cada chegada de vacinas representa uma quantidade a mais de esperança para os roraimenses.

    “A chegada de mais vacinas representa para a população um passo mais próximo da segurança contra o novo coronavírus, e o nosso papel é fazer com que a vacina seja recebida e vá para onde deve estar que é no braço de cada cidadão e cidadã que precisa ter acesso a essa proteção”, ressaltou o secretário.

    Graças ao trabalho integrado entre os Governos Federal e Estadual está sendo possível seguir o Plano Nacional e manter a logística de distribuição de forma rápida e objetiva. “Esse é o nosso compromisso com o povo de Roraima. O Governo do Estado não tem medido esforços para colocar em prática todas as medidas importantes para que as vacinas sejam distribuídas aos municípios e estes façam a sua parte, quem ganha com isso é a população”, complementou o governador Antonio Denarium.

    A Coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, explica como será mantida a aplicação da segunda dose e o início da vacinação de gestantes. “Como temos um público de comorbidades muito amplo com mais de 33 mil pessoas que se enquadram nesse grupo prioritário, as vacinas que estamos recebendo hoje serão destinadas para a aplicação segunda dose para a população acima de 60 anos que já tomaram a primeira dose e também iniciaremos o esquema de vacinação de gestantes e puérperas, com comorbidades, que ainda não iniciaram o esquema vacinal”, complementou.

    Até o momento a vacinação segue de acordo com o Plano Nacional, alcançando até agora 123.329 vacinas aplicadas, sendo 72.095 primeira dose e 51.234 segunda dose.

    “Essas 7.800 vacinas chegam para reforçar a vacinação do público das pessoas com comorbidades, que é o alvo da Campanha nesse momento, por isso é importante a sensibilização e o compromisso da população e que as pessoas procurem os pontos de vacinação para tomar a dose de reforço, lembrando que a pessoa só fica imunizada com a aplicação da segunda dose, por isso é preciso ter o esquema vacinal completo”, complementou a coordenadora.

ASCOM/SESAU
14.05.2021