Maternidade_realiza_1º_Fórum_da_Prematuridade_em_Roraima_Ascom_Sesau_8.jpeg

 

Com o objetivo de fortalecer o cuidado com os bebês prematuros e qualificar a assistência desde o pré-natal até o acompanhamento após a alta hospitalar, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth realizou, nesta quarta-feira, o 1º Fórum Estadual da Prematuridade.

O evento reuniu 120 profissionais da Atenção Básica e da Atenção Hospitalar, incluindo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos e gestores, que discutiram estratégias para melhorar os indicadores de prematuridade no Estado.

A coordenadora do Método Canguru no HMI, Márcia Sartor, informou que o fórum teve o objetivo de qualificar o cuidado com o bebê prematuro, desde o pré-natal até a alta hospitalar e o cuidado compartilhado pós alta hospitalar do prematuro.

“Nós precisamos entender que a prematuridade é um problema e que precisa da união de todos os níveis de atenção para que possamos melhorar nossos indicadores estaduais, que estão acima da média nacional. Temos que reduzir esses nossos índices para prestar uma assistência de mais qualidade à sociedade do nosso estado”, afirmou.

Durante o evento, foram abordados temas como os avanços no acompanhamento de recém-nascidos prematuros, o papel do Método Canguru como qualificador do cuidado neonatal e o follow-up, processo de monitoramento após a alta hospitalar.

A pediatra e neonatologista do CRSM (Centro de Referência em Saúde da Mulher), Dra. Ana Carolina Brito, idealizadora do fórum, ressaltou a importância do acompanhamento especializado nos primeiros anos de vida dos bebês nascidos antes do tempo.

“Os bebês que chegam até o follow-up são bebês, na grande maioria, prematuros que receberam alta da UTI neonatal. Acompanhamos eles até os dois primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento motor, cognitivo, na alimentação, no ganho de peso. São mais frágeis, adoecem com mais facilidade e precisam de uma atenção multiprofissional e também de apoio emocional para suas famílias”, explicou.

Ela reforçou que o Novembro Roxo, Mês Mundial de Sensibilização sobre a Prematuridade, é uma oportunidade para divulgar informações e ampliar o debate sobre o tema.

“É um período importante para desenvolver ações que falem sobre a necessidade do enfrentamento da prematuridade e quando ela tem que existir da maneira adequada de tratar, maneira técnica e de toda a parte de apoio emocional para as famílias, porque esses bebês podem não ter um desfecho tão favorável quanto aquele que nasce no tempo certo”, acrescentou a Dra. Ana.

Entre os participantes, a diretora de Unidade Básica de Saúde, Betth Cavalcante, destacou como o fórum contribui para aprimorar o trabalho das equipes de pré-natal.

“Para mim, enquanto servidora de unidade de saúde, é importante participar nessa questão do conhecimento desse tratamento da prematuridade, porque fazemos o pré-natal das mulheres, e temos um déficit muito grande na questão da permanência delas em fazer as consultas, pois elas marcam e não vão, chegam atrasadas”, observou.

Confira a programação do Novembro Roxo:

13/11 – Blitz Educativa

Horário: a definir;

Local: Enfermarias dos Blocos, HMI.

14/11 – Sensibilização in loco – Tema: Método Canguru.

Local: Orquídeas, Rosas e Girassóis;

Horário: a definir.

17/11 – Solenidade: “Indicadores do HMI e CRSM.”

Horário: 9h;

Local: Auditório HMI.

17/11 – Encontro de Mães: “Relato de experiências e corações.”

Horário: 15h;

Local: Casa da Gestante, HMI.

18/11 – Sensibilização do Método Canguru.

Horário: 8h às 12h;

Local: CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher).

18/11 – Blitz Educativa: “Garanta aos prematuros começos saudáveis para futuros brilhantes.

Horário: a definir;

Local: Enfermarias dos Blocos, HMI.

19/11 – Oficina de Cuidados com o bebê prematuro ao chegar em casa.

Horário: 8h às 12h;

Local: CRSM.

19/11 – Palestra: “Desafios da amamentação do bebê prematuro.”

Horário: 8h às 12h;

Local: CRSM.

19/11 – Oficina de Cuidados ao RNPT e Café da Tarde alusivo ao Novembro Roxo.

Horário: manhã e tarde;

Local: UTIN e Hall da Casa da Gestante.

23/11 – Piquenique da Prematuridade.

Horário: 16h;

Local: Parque Anauá.

28/11 – Blitz Educativa

Horário: a definir;

Local: Enfermarias dos Blocos.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau