A Sesau (Secretaria de Estado da Saúde de Roraima) participou de um curso internacional de capacitação em gestão de emergências em saúde pública, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças), entidade reguladora dos Estados Unidos.
A formação ocorreu em Brasília (DF), em dois módulos realizados no final de julho e na última semana de agosto, reunindo gestores e técnicos de diferentes estados brasileiros para aprimorar o preparo e a resposta do SUS (Sistema Único de Saúde) diante de surtos, epidemias e pandemias.
De acordo com a coordenadora-geral da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, a experiência trouxe aprendizados fundamentais para a realidade local.
“Participei do treinamento em gestão de emergência no Sistema Único de Saúde, que teve a finalidade de capacitar profissionais para atuarem em cenários de emergência em saúde, desde o planejamento, preparação e respostas em situações de surto, epidemias ou pandemia. Foram dias intensos de muito aprendizado”, afirmou.
O CDC é uma das principais agências mundiais em vigilância em saúde, vinculado ao Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos. A instituição trabalha fornecendo informações estratégicas, apoiando decisões governamentais e promovendo parcerias globais voltadas à proteção da saúde pública.
Com os conhecimentos adquiridos, a Sesau já iniciou o planejamento para reorganizar a estrutura de vigilância em saúde no estado. Entre as medidas está a criação de um grupo de resposta rápida, que atuará diretamente em casos de surtos e epidemias.
Além disso, será implantado o COE (Centro de Operações Estratégicas), que centralizará o monitoramento e a coordenação das ações. Com isso, Roraima passará a ter respostas mais ágeis e integradas diante de diferentes cenários de risco.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau