A Policlínica Coronel Mota realizou uma reunião de orientação voltada para pacientes que vão passar ou que já realizaram a cirurgia bariátrica.
O encontro faz parte de um ciclo de atividades mensais da unidade, que tem o objetivo de esclarecer dúvidas, preparar os pacientes para o procedimento e acompanhar aqueles que já estão no processo de recuperação.
“Promovemos essas rodadas de conversa a fim de facilitar para que as pessoas entendam e saibam o que esperar do pós-operatório, das adaptações, o que elas vão ter que fazer no seu cotidiano após as cirurgias. O intuito é justamente facilitar o processo, as adaptações, sanar as dúvidas conversando com pessoas que já passaram pelo procedimento”, afirmou a diretora geral da unidade, Mayara Bianca Carneiro.
Durante a programação, os participantes puderam acompanhar palestras com especialistas sobre os cuidados antes e depois da cirurgia, incluindo orientações sobre alimentação adequada, suplementação de vitaminas e minerais, atividade física e acompanhamento multiprofissional.
A nutricionista Liliane Junqueira reforçou que, a proposta é preparar o paciente para uma mudança de vida que vai além da cirurgia.
“A importância da suplementação de vitaminas, minerais da atividade física, de perder peso para que possam ser submetido ao procedimento para que isso reduza os riscos de mortalidade e mostrar as etapas do processo cirúrgico também as etapas de toda a dieta que vai ser líquida, líquida pastosa, pastosa geral e isso vai fazer com que o paciente tenha uma maior adesão”, explicou a nutricionista.
A servidora pública Gardênia da Silva Simões, de 44 anos, conta que decidiu fazer a cirurgia após enfrentar vários problemas de saúde relacionados ao excesso de peso, como pré-diabetes, pressão alta e dificuldades para dormir.
“Eu estava com mais de 100 quilos, muito doente, e percebi que precisava mudar. Procurei os médicos, recebi todas as orientações e decidi pela bariátrica. Hoje, com oito meses de cirurgia, sigo acompanhada por psicólogos e pela equipe médica do Coronel Mota. Foi a melhor decisão da minha vida, não me arrependo em nenhum momento. Participei dessa palestra maravilhosa e posso dizer que a cirurgia transformou minha saúde e meu bem-estar”, disse.
A Analista fiscal Débora Andrade, de 40 anos, está no processo pré-cirurgico que consiste em perder o peso estipulado pelo médico para maior segurança da paciente.
“É uma reunião muito importante, porque não é um processo rápido e nem fácil. As orientações que estamos recebendo ajudam a entender cada etapa e a importância do acompanhamento com os profissionais, como nutricionista, psicólogo, endocrinologista e o próprio cirurgião. Foi uma excelente ideia, porque nos deixa mais preparados e confiantes”, afirmou Débora.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau