Oficina_para_tutores_da_Estratégia_Amamenta_e_Alimenta_Brasil_em_RR_Ascom_Sesau_1.jpeg

 

A CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), da Sesau (Secretaria de Saúde), promoveu na terça-feira, 5, uma oficina voltada aos tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. A iniciativa teve como foco a proteção e apoio ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável, e faz parte do cronograma de ações de fortalecimento da Sesau para aprimorar a assistência às crianças de 0 a 2 anos de idade.

“A correta prática da estratégia é trabalhar com os profissionais de saúde, e vamos estar levando para os usuários informações sobre o aleitamento materno e alimentação complementar”, explicou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Alimentação e Nutrição, Maria do Livramento Costa.

A oficina abordou desde a prática do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida, até a introdução adequada de alimentos complementares, reforçando a importância de registros no sistema de informação e da atuação dos profissionais junto às famílias. Entre os participantes, a avaliação foi positiva, principalmente pelo impacto direto na rotina de atendimento e acompanhamento das famílias.

“Eu achei muito interessante a palestra porque pôde ajudar tanto nós profissionais a cuidar da mãe que amamenta e também da saúde da criança, evitando que aquela criança não tenha os seus direitos da amamentação evitados logo no início. E também ajuda nós profissionais a como tratar melhor a população", ressaltou a nutricionista do município de Alto Alegre, Renata Souza.

Outro ponto levantado foi a atualização de práticas e estratégias adaptadas à realidade local das comunidades. “É uma forma deles fazerem uma estratégia para lidar com a população de diferentes formas, conforme o poder aquisitivo de cada usuário", destacou a técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, Patrícia Costa.

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau