A Sesau (Secretaria de Saúde) participará da 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no auditório da Uerr (Universidade Estadual de Roraima), no bairro Canarinho.
O evento representa um marco no fortalecimento da equidade racial em Roraima, promovendo o debate de estratégias e ações voltadas à saúde da população negra e de demais grupos historicamente vulnerabilizados.
A expectativa é que as propostas resultantes da conferência sejam avaliadas e incorporadas às políticas públicas, reforçando o compromisso com a promoção da equidade e o combate ao racismo institucional.
“A formulação de propostas durante a conferência vai garantir direitos, respeito à diversidade e acesso igualitário às políticas de saúde. Esperamos, como resultado, o fortalecimento dessas ações e da participação social, por meio da ampliação e do comprometimento efetivo do Estado com ações estruturantes de combate ao racismo e valorização da identidade étnico-racial em todas as esferas da vida pública”, afirmou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Negra, Silvana de Amorim.
O encontro reunirá representantes do poder público, movimentos sociais e comunidades diversas, incluindo povos de matriz africana, população negra, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.
Durante os debates, serão discutidos os principais desafios de saúde enfrentados por esses grupos, como doenças crônicas e cardiovasculares, desnutrição, além dos impactos da violência e da exclusão social no acesso aos serviços de saúde.
“Será um momento importante para consolidar as políticas públicas voltadas a essa população em nosso Estado”, completou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau