A Secretaria de Saúde participou na tarde desta quarta-feira, 19, do webinário nacional sobre vigilância e manejo da Febre Oropouche, com foco na atenção integrada à saúde materno-infantil.
O seminário, promovido pelo Ministério da Saúde, buscou esclarecer e melhorar o manejo clínico da febre Oropouche, orientando os profissionais sobre como lidar com os impactos que a doença pode ter em gestantes e crianças.
“Esse webinário é voltado para o manejo clínico da febre do Oropouche com atenção para a parte materna infantil, tendo em vista que a febre ocasiona já algumas situações, como o abortamento, a criança pode nascer com alguma sequela neurológica, inclusive com microcefalia e levar até ao óbito”, destacou a gerente do Núcleo Estadual de Controle da Febre Amarela e Dengue, Rosângela Santos.
O evento, realizado de forma online, foi destinado a todas as unidades de saúde no território nacional, incluindo profissionais da vigilância epidemiológica, atenção primária e especializada, gestores de saúde pública, pesquisadores, acadêmicos e a população em geral.
O evento abordou a importância da necessidade de aprimorar os protocolos de manejo clínico para esse público específico.
“Levando em consideração o nosso cenário em Roraima, esse Webinário foi enviado para todas as unidades de vigilância hospitalar e para atenção especializada, exatamente para que a maioria dos profissionais que estão nessa rede de assistência participem desse webinário”, acrescentou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOS: Ascom/Sesau