Nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25 de dezembro, unidades como o Pronto Atendimento Cosme e Silva, o Pronto Socorro Airton Rocha, o Pronto Socorro Francisco Elesbão, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e a urgência e emergência de unidades do interior do Estado funcionam de forma ininterrupta, com atendimentos voltados a estas demandas.
“Somos uma unidade que atende 24 horas contínuas, então não será diferente nesse feriado prolongado. Teremos atendimentos de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, serviço social e nosso atendimento de odontologia”, afirmou a diretora-geral do Cosme e Silva, Moema Gonçalves.
Mas o atendimento deve observar a classificação de risco, respeitando os sintomas de cada paciente. Após o atendimento na recepção, o paciente é encaminhado para a sala de triagem, onde recebe uma classificação de prioridade com base na gravidade do estado que apresenta no momento.
As cores verde e azul, por exemplo, são atribuídas para os casos de menor gravidade. O atendimento da demanda é realizado nas salas rápidas, locais que abrange os pacientes com dores leves, torcicolo, enxaqueca, estado febril sem a presença de alterações vitais, resfriados e viroses, náuseas e tonturas, hemorragia controlada, asma não diagnosticada como quadro de crise, entre outros.
Já as cores amarela e laranja são dadas para os casos de urgência moderada. Recebem essa classificação o paciente que apresentar desmaio, dor moderada, vômito intenso, crises de pânico, hemorragia moderada, picos de hipertensão, alteração dos sinais vitais e outros quadros clínicos.
Os casos mais graves ou com risco de morte são classificados pela cor vermelha. Isso significa que o paciente necessitará de atendimento imediato, como quadros de queimadura em mais de 25% do corpo, problemas respiratórios, dor no peito relacionada à falta de ar, crises de convulsão, trauma cranioencefálico, tentativa de suicídio, parada cardiorrespiratória, hemorragias incontroláveis e outros.
CIRURGIAS
Segundo a diretora Geral do HGR (Hospital Geral Rubens de Souza Bento), Patrícia Renovato, tanto as cirurgias previstas e aquelas de urgência e emergência ocorrerão normalmente durante o feriado prolongado.
“Neste final de ano, os serviços do HGR estarão funcionando normalmente. As cirurgias de emergência e urgência seguem seu fluxo normal, assim como as cirurgias eletivas também”, ressaltou.
Saiba quais unidades fecham no feriado
Durante o feriado prolongado de Natal, de 24 e 25 de dezembro, ficam suspensos os atendimentos do Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luíza Castro Perin, Laboratório de Patologia do Estado de Roraima, Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima), Centro Diagnóstico Especializado do HGR e a Policlínica Coronel Mota.
Os serviços retornam normalmente com o atendimento ao público em geral, na quinta-feira, 26.
O Hemoraima receberá apenas doadores de aférese previamente agendados nesta terça e quarta-feira (dias 24 e 25 de dezembro).
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau