Responsável por atender as demandas por sangue de hospitais das redes pública e privada do Estado, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) recebeu na manhã desta sexta-feira, 13, a visita de estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Antônio Carlos da Silva Natalino, localizada no bairro Jóquei Clube.
Na ocasião, os jovens conheceram de perto o trabalho realizado pelo Hemoraima, por meio do projeto “Doar Sangue, Salva Vidas”, uma iniciativa que visa sensibilizar estudantes das escolas de Roraima para a importância da doação de sangue, reforçando a ideia de que uma única contribuição é capaz de salvar até quatro vidas.
"A importância da sensibilização é exatamente essa: trabalhar a perspectiva do por que você está ajudando o próximo. É compreender que quem precisa de sangue está buscando algo essencial e vital. Quando trabalhamos com esses alunos, estamos formando futuros doadores que vão compreender que a doação pode ser feita várias vezes ao longo do ano, e não apenas uma vez", destacou a assistência Social do setor de Captação de doadores do Hemoraima, Hellen Bessa.
A importância da sensibilização é justamente essa: fazer com que as pessoas reflitam sobre o motivo pelo qual estão ajudando o próximo. É. Ao trabalharmos com esses alunos, estamos formando futuros doadores que entenderão que a doação pode ser realizada várias vezes ao longo do ano, e não apenas uma única vez.
A visita ao Hemoraima também é parte de um esforço contínuo para sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação regular de sangue.
De autoria da própria escola, o projeto “Doar Sangue, Salva Vidas” surgiu há três anos a partir de uma iniciativa da professora de Biologia, Nara Pereira, que ressalta a importância de trabalhar a temática junto à comunidade estudantil.
“Esses meninos estão doando de coração mesmo, não tem nada de pontinho não, é de coração mesmo, isso é muito lindo. Nós estamos aqui para servir e eu estou bem feliz e eu espero muito que eles adotem o hábito de doar sangue, a sementinha foi plantada”, reforçou.
Entre os estudantes, a empolgação e o aprendizado foram visíveis. Alana Pereira Lima, de 18 anos, foi uma das participantes que ficou encantada com a visita.
“É muito legal a parte onde eles dividem o sangue, eu não sabia que tinha essa divisão de sangue, pensava que era tudo junto. Meu maior intuito é ajudar pessoas, eu acho muito lindo quem doa sangue, então estou vindo aqui pela primeira vez doar e vou tentar ser uma doadora consecutiva”, pontuou.
Endereço e contato
O Hemoraima está localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, ao lado do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento. O horário de funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e de 13h30 às 17h.
Para mais informações sobre doações de sangue, o telefone de contato é (95) 98404-9593.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau