A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, iniciou nesta terça-feira, 10, a um curso voltado para a promoção da saúde bucal materno-infantil e combate ao câncer de boca
Voltada para cirurgiões dentistas que atuam nos 15 municípios do Estado, a atividade segue até a sexta-feira, 13, no auditório da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social), no bairro Mecejana.
Gerente do Núcleo de Ações Programáticas em Saúde Bucal da Sesau, Kerolaynne Magalhães destacou a importância do treinamento para os profissionais do Estado, no que tange principalmente o acompanhamento adequado da saúde das gestantes e seus bebês.
“É uma atualização voltada para o pré-natal odontológico, para mostrar aos profissionais a importância desse assunto no momento da gestação, a importância da alimentação tanto da gestante quanto do bebê recém-nascido. Essa qualificação para os cirurgiões dentista é para eles promoverem ações mais voltadas para o pré-natal odontológico no seu município em que fazem atenção primária nas UBSs”, ressaltou.
O evento conta com a participação de especialistas renomados, como a professora e odontopediatra Cecília Ribeiro, representando o Ministério da Saúde.
Além do pré-natal, a capacitação também abordará a redução da mortalidade materna e o fortalecimento das práticas preventivas, com destaque para o lançamento de um aplicativo que será apresentado durante o evento.
Chamado “Teleestomato”, a ferramenta tem como objetivo aprimorar o diagnóstico e o tratamento do câncer bucal, uma das condições que mais afetam a população adulta.
“É um aplicativo para fortalecer a linha de cuidado do câncer de boca. Serão dois dias de imersão, com a apresentação dessa estratégia digital, biópsia odontológica e o atendimento clínico para a realização de biopsia em usuários no Centro de Especialidades Odontológicas do Estado”, explicou a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Joana Brandão Carneiro.
A cirurgiã dentista do município de Caracaraí, Lorena Tomé Nogueira ressaltou os benefícios da formação para os profissionais de saúde bucal para a região Sul do Estado.
“O curso está agregando bastante em nosso acompanhamento pré-natal e também no pós-parto sobre a alimentação da gestante, sobre as possíveis consequências de uma alimentação do bebê. Eu não sabia particularmente que as condições físicas das mães também levam as condições físicas do bebê, como a obesidade, tudo isso influencia”, pontuou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau