O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), emitiu alerta na noite de quinta-feira, 5, para que os 15 municípios reforcem as estratégias de vigilância e controle contra a meningite.
De acordo com a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), três casos da doença foram notificados entre as Semanas Epidemiológicas 47 e 49, que compreende o período de 21 de novembro a 04 de dezembro.
Dois desses casos estão relacionados ao município de Rorainópolis, no Sul do Estado, sendo um jovem de 18 anos e uma criança de 10 anos. O terceiro caso foi constatado em uma paciente de 52 anos que reside em Boa Vista.
“Ao receber as informações de casos suspeitos em Rorainópolis e um óbito suspeito no município de Boa Vista, o CIEVS [Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde] emitiu uma nota de alerta aos profissionais e para a população como forma de orientação e reforço a prevenção”, destacou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.
CUIDADOS
Caracterizada pela inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, a meningite é considerada uma doença. A transmissão ocorre por meio da exposição direta às gotículas de secreções respiratórias de pacientes infectados.
Os sintomas mais comuns incluem febre acompanhada de dor de cabeça intensa, vômito, aumento da sensibilidade à luz, perda de movimentos e convulsões, além de rigidez na região da nuca.
“É importante lembrar que ao notificar casos suspeitos, o município faz o acionamento de protocolo com várias ações, como busca de contatos, profilaxia dos casos indicados no protocolo e reforço de vacinação”, reforçou Valdirene.
O protocolo de controle de doenças inclui a realização de uma série de medidas, como o isolamento dos pacientes suspeitos e o encaminhamento de amostras para laboratórios de referência.
“Para a população, fica o alerta, e é sempre bom lembrar que para a meningite, é fundamental manter a vacinação em dia, não compartilhar objetos de uso pessoal e reforçar os hábitos de higiene”, complementou Valdirene Oliveira.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Minervaldo Lopes
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau