A Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou nesta segunda-feira, 2, a programação alusiva ao Dezembro Vermelho, campanha dedicada à prevenção da população contra o vírus HIV s e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).
O primeiro dia de ações contou com a realização de testagem rápida contra HIV, Sífilis, Hepatites Virais (B e C) e Prevenção Combinada no CSE (Centro Socioeducativo) e SAE (Serviço de Assistência Especializada), unidade que faz parte do complexo da Policlínica Coronel Mota.
“Para o Dezembro Vermelho, nós preparamos uma vasta programação pensando em levar prevenção e promoção a toda a população. Você conhecer o seu sorológico é também prevenção, temos um serviço de saúde para fazer seu teste e garantir mais qualidade de vida”, destacou a gerente do Núcleo de Controle das IST/AIDS, Jaqueline Voltolini.
A programação do Dezembro Vermelho seguirá até o dia 6, com diversas atividades educativas e de testagem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce.
Além das unidades de referência da capital, as ações também serão executadas nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelos municípios do Estado.
Tratamento de qualidade
Para pacientes em tratamento contra HIV/Aids, a referência é o SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que funciona junto à estrutura do Coronel Mota. A unidade é a única no Estado que oferece atendimento integral aos usuários do Sistema Único de Saúde.
O SAE oferece acolhimento com especialistas clínicos, dermatologistas, psicólogos, infectologistas e nutricionistas para aumentar sua qualidade de vida e levar mais dignidade aos pacientes da unidade.
No atendimento, é prezado o acolhimento humanizado, onde os profissionais buscam sempre atender o paciente da melhor forma possível, acolhendo, explicando e garantindo o sigilo para que ele se sinta abraçado pela equipe.
“Teremos ações com teste rápido para que as pessoas que tenham tido algum tipo de exposição e também para os pacientes que já tem o diagnóstico positivo de HIV para fazer o tratamento. Temos uma equipe multidisciplinar que está envolvida nesse tratamento, nutricionista, médico infectologista, psiquiatra, para que o paciente tenha bons resultados e maior adesão ao tratamento”, afirmou a diretora geral da Policlínica Coronel Mota, Mayara Bianca Carneiro.
Para esta semana, na quarta-feira, a partir das 10h, o SAE realizará uma roda de conversa com profissionais da psicologia, sendo voltada especialmente para pacientes e acompanhantes da unidade.
“Será para sensibilizar as pessoas na prevenção, para dar orientação e falar um pouco também sobre o preconceito, a importância da equipe, do acolhimento ao paciente”, explicou a psicóloga do SAE, Avani Pereira.
Confira a programação:
03/12
Ação de Testagem HIV, Sífilis, Hepatites Virais (B e C) e Prevenção Combinada
Local: CRSM (Centro de Referência de Saúde da Mulher Maria Luiza Castro Perin)
Horário: 8h
Público: Pacientes, acompanhantes e servidores da unidade
04/12
Roda de Conversa
Local: SAE (Serviço de Assistência Especializada)
Horário: 8h
Público: Pacientes do SAE
Prevenção Combinada
Local: Rodoviária Internacional de Boa Vista José Amador de Oliveira - Baton
Horário: 16h
Público: População migrante, pessoas em situação de rua e comunidade em geral
05/12
Ação de Testagem HIV, Sífilis, Hepatites Virais (B e C) e Prevenção Combinada
Local: PACS (Pronto Atendimento Cosme e Silva)
Horário: 8h
Público: Pacientes, acompanhantes e servidores da unidade
06/12
Ação de Testagem HIV, Sífilis, Hepatites Virais (B e C) e Prevenção Combinada
Local: PCM (Policlínica Coronel Mota)
Horário: 8h
Público: Pacientes, acompanhantes e servidores da unidade
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau