O mês de novembro foi marcado pela promoção de cuidados com a saúde do homem, e a Sesau (Secretaria de Saúde) realizou uma série de ações visando garantir o bem-estar da população masculina dos quatro cantos do Estado.
Na última semana do mês, a Policlínica Coronel Mota contabilizou 416 atendimentos, sendo 87 no setor de urologia, enquanto os demais 329 atendimentos foram voltados para outras especialidades, como oftalmologia, clínico geral e cardiologia.
"A semana foi satisfatória, com números expressivos de atendimentos e grande participação da população. A programação [do Coronel Mota] demonstrou a importância do cuidado médico regular e a relevância da informação para a prevenção das doenças masculinas”, afirmou o diretor administrativo da unidade, Jackson Silva.
Iniciada no dia 25, a programação do Novembro Azul no Coronel Mota contou ainda com a realização de palestras educativas e orientações sobre temas como hanseníase, tabagismo, câncer de pulmão, saúde mental do homem, além de uma oficina de culinária com dicas nutricionais e aferições de pressão arterial e glicose.
Para Silva, a iniciativa reforçou a importância da realização de consultas periódicas, contribuindo para a adoção de hábitos saudáveis e prevenção de doenças, especialmente aquelas que mais afetam a saúde do homem.
“Foi uma ação muito importante para disseminar a informação e cuidados com a saúde, não só no mês de novembro, mas ao longo do ano todo”, pontuou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau