O Governo de Roraima realizou na manhã desta terça-feira, 19, a segunda reunião com o Comitê Técnico de Riscos Associados a Desastres para a definição do plano de contingência para organizar a resposta a possíveis desastres.
O encontro ocorreu no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria de Saúde) e reuniu alguns setores da secretaria, além da Defesa Civil, Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) e Dseis (Distrito Sanitário Estadual) Leste e Yanomâmi.
Segundo o gerente do Núcleo de Vigilância em Desastres da CGVS, Guaracy Cabral, o comitê visa coordenar, integrar e normatizar as ações da saúde frente a desastres.
“Os planos de contingência são documentos importantes porque eles organizam as ações antes, durante e depois do evento. Então nós temos ações antes do evento como prevenção, mitigação, preparação, monitoramento e alerta”, afirmou.
Para a representante do Dsei Leste, Zenaide Perez, destacou a importância dos setores envolvidos no comitê.
“Viemos para uma mesa de diálogo, onde cada um coloca a sua necessidade, onde planejamos as ações e cada um tendo o seu ponto limite, eu creio que é de suma importância. Só temos a ganhar e a população agradece”, pontuou.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau