Durante esta semana, a CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde) da Sesau (Secretaria de Saúde) organiza a Oficina Mosaico, um aprimoramento sobre vírus respiratórios para profissionais de Vigilâncias. A capacitação será realizada a partir desta segunda, 11, até quinta-feira, 14, no auditório da CGVS, localizada na rua Dr. Arnaldo Brandão, 283, Bairro Francisco.
A Oficina Mosaico é uma iniciativa do Ministério da Saúde, do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) da Opas (Organização Pan-americana de Saúde), Instituto Todos Pela Saúde e da Sesau (Secretaria de Saúde de Roraima), com participação de secretarias municipais de saúde e os DSEIs (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). A oficina tem por finalidade implementar abordagens de vigilância de forma coordenada, colaborativa e direcionada.
A coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira, explicou que o evento tem como objetivo a construção do plano de contingência para preparar o Estado, os profissionais e as unidades para uma possível pandemia de vírus transmitidos pelo ar.
“Como nós já vivenciamos uma pandemia da covid-19 recentemente, esse trabalho é de suma importância, porque nós vamos estar preparando os profissionais para uma resposta rápida nas emergências. Com isso, estamos dando subsídio e fortalecendo a gestão para enfrentar e para desenvolver ações que venham combater, minimizar ou controlar as tensões de doenças respiratórias”, ressaltou.
Os planos criados serão apresentados no final do evento.
A ideia é que sejam combinadas múltiplas abordagens abrangentes e estratégicas para fortalecer os sistemas de vigilância em saúde pública, permitindo que o Estado de Roraima esteja preparado para responder de maneira eficiente e eficaz às ameaças de vírus respiratórios, pois um único sistema não é suficiente.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Júlia Rocha e Leandro Freitas
FOTOGRAFIA: Fernando Oliveira