I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Maternidade_comemora_42_anos_entre_servidores_Ascom_Sesau_2_1.JPG

Referência na assistência à gestante durante recepção, pré-parto e puerpério em Roraima, o HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) completa 42 anos nesta terça-feira, 5. E para celebrar a data, a unidade promoveu um momento de confraternização, proporcionando interação entre todos os profissionais, bem como lembrar as conquistas alcançadas.

O aniversário foi comemorado no refeitório, com música ao vivo, lembranças e um bolo compartilhado entre servidores e colaboradores.

“Estar frente à direção de uma das maiores maternidades é tentar fazer diferença na saúde obstétrica do Estado e também trazer mais humanização não só para as pacientes, mas também para os colaboradores. E fazer um evento de aniversário de 42 anos na casa nova é maravilhoso”, diretor geral do HMINSN, Manoel Roque.

 

A NOVA MATERNIDADE

A reforma da maior referência de atendimento materno-infantil de Roraima, o HMINSN foi finalizado e entregue no dia 06 de setembro com 294 leitos de enfermaria, 68 leitos de UTI Neonatal e cinco de UTI Materna.

A unidade possui diversos segmentos separados por situações, como o Bloco Margaridas, onde são alojadas as pacientes com patologias ginecológicas, principalmente sangramentos transvaginais, que necessitam de cirurgias.

No Bloco Orquídeas ficam as gestantes em trabalho de parto; no Bloco Girassóis, as gestantes de alto risco ficam em observação, enquanto as pacientes em puerpério e recém-nascidos devem aguardar a alta no Bloco Rosas.

O Bloco Azaléias realiza as internações pré e pós-cirurgia, além dos setores de UTI Neonatal e materna.

Há ainda o Bloco de Atendimento de Urgência e Emergência, a Casa da Gestante para mães que querem ficar perto dos bebês internados, o Banco de Leite Humano e o laboratório de análises clínicas.

O HMI também dispõe de Cartório de Registro, Programa Qualíneo, vacinas especiais e testes de triagem (pezinho, orelhinha, olhinho, coraçãozinho) que são preconizados pela Rede Cegonha do Ministério da Saúde.

Além disso, a unidade conta ainda com os serviços do Projeto Colo de Mãe, odontologia, vacina, psicologia, serviço social, Unidade de Vigilância Epidemiológica, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Núcleo da Qualidade e Segurança do Paciente e saúde indígena.

Outra questão que torna o HMI valioso para a saúde da população feminina é o apoio e o diagnóstico terapêutico, oferecendo audiometria, ultrassonografia, raio-x, eletrocardiograma, agência transfusional e laboratorial, além dos exames de alta complexidade de forma externa, como a ressonância magnética e tomografia computadorizada, dentre outros.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau