Visita_Ministério_da_Saúde_e_Fiocruz_na_Nova_Maternidade_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_7.jpeg

Analistas técnicos que compõem a Ouvidoria do SUS, do Ministério da Saúde, e membros da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) visitaram a estrutura do Novo Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, que será inaugurado nesta sexta-feira, 6.

A atividade encerra os trabalhos da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para Ouvidorias do SUS, ação que envolveu a participação de ouvidores dos estados do Acre, Amazonas, Pará e Roraima.

A comitiva foi recebida pela secretária-adjunta da Sesau (Secretaria de Saúde), Adilma Lucena, que ressaltou a importância do comparecimento dos profissionais em um momento importante para o Estado.

“Eles aproveitaram o momento da atividade para concluir os trabalhos com a visita na nossa Maternidade, e eles ficaram encantados com a estrutura. A gente sabe que o índice populacional de indígenas é muito grande, mas a única maternidade na Região Norte que possui leitos totalmente adaptados para esse público, desde do cuidado alimentar, é o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, aqui em Roraima”, disse.

Visita_Ministério_da_Saúde_e_Fiocruz_na_Nova_Maternidade_Minervaldo_Lopes_Ascom_Sesau_4.jpeg

Além de elogiarem a estrutura de cada um dos blocos da unidade, a equipe também destacou a preocupação da atual gestão da Sesau manter a Casa da Gestante, um anexo voltado para o acolhimento de pacientes que estão com recém-nascidos internados na UTI Neonatal da unidade.

“Viemos conhecer as instalações da Maternidade, estamos encantados com tudo que vimos, pois a estrutura é moderna, acolhedora, ficamos impressionados com cada detalhe, as pinturas e a sala que vai acolher as mães indígenas. Então, nossa equipe está bem impressionada com o nível de atenção que a unidade acolherá as mães e os recém-nascidos”, pontuou a assessora Técnica da Ouvidoria do SUS, do Ministério da Saúde, Viviane Martins.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau