Planejamento_para_Eventos_em_Massa_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_2.jpeg

A atuação estratégica de agentes de saúde em eventos com grande concentração de pessoas foi o tema principal de uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, dia 7, na CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), órgão subordinado à Sesau (Secretaria de Saúde).

“O objetivo principal [da adoção dessas estratégias] é monitorar o antes, o durante e a finalização desses eventos em massa, para conseguir fazer intervenções oportunas, uma vez que elas podem envolver desastres, alguns agravos [de saúde] comuns para aquele período, e com isso nós teremos como intervir com ações de vigilância e prevenção”, destacou a coordenadora da CGVS, Valdirene Oliveira.

A atividade contou com a presença de representantes dos departamentos de Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental, do CIEVS (Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde) e da Coordenadoria Geral de Atenção Básica.

A representante técnica do CIEVS, Ana Paula Barbosa, classificou as discussões da reunião como importantes, citando a Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) como um exemplo de evento de grande relevância para o estado.

“O objetivo foi exatamente discutir como estrategicamente a Vigilância vai atuar em eventos de grande porte, e, como na Expoferr, nós já iniciamos as reuniões com as áreas estratégicas para atuar nesse evento”, completou.

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau