Sesau tira dúvidas sobre exposição a agrotóxicos e cuidados com a água para consumo Minervaldo Lopes Ascom Sesau 5

As festividades da 31ª edição do São João do Parque Anauá, maior arraial da Região Norte promovido pelo Governo de Roraima, seguem a todo vapor, e a Sesau (Secretaria de Saúde) vem realizando uma série de orientações junto aos visitantes do evento.

Um dos serviços ofertados pela Sesau é a orientação sobre exposição a agrotóxicos e cuidados com a água para consumo humano. Todo o suporte de explicação está sendo realizado por técnicos do Departamento de Vigilância Ambiental, órgão subordinado à Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde.

“É de grande importância saber sobre o uso correto, tanto para prevenção quanto para a promoção da saúde da população, em especial de grupos mais expostos, como trabalhadores rurais. As gestantes, lactantes, crianças e idosos, também fazem parte desse grupo, o que requer uma atenção especial”, afirmou a gerente do Núcleo de Vigilância de Populações Expostas a Contaminantes Químicos, Marlídia Ferreira.

Ela ressaltou que a atividade também serve como um preparativo para as ações que serão levadas para a edição deste ano da Expoferr-Show (Exposição Feira Agropecuária de Roraima).

CLASSIFICAÇÕES

De acordo com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde, é considerado agrotóxico todo e qualquer produto químico sintético que são utilizados em lavouras, atividades da pecuária e até mesmo em ambiente doméstico, podendo ser inseticidas, herbicidas, bactericidas ou até mesmo solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfetantes.

O grau de toxicidade desses produtos se classifica da seguinte forma:

Classe 1 – Rótulo identificado por uma faixa vermelha, denotando que o produto é de extrema toxidade;

Classe 2 – Rótulo identificado por uma faixa amarela, denotando que o produto é altamente tóxico;

Classe 3 – Rótulo identificado por uma faixa azul, denotando que o produto é medianamente tóxico;

Classe 4 – Rótulo identificado por uma faixa verde, denotando que o produto é de baixa toxidade.

“As formas de exposição podem ocorrer por via oral, dérmica [pela pele] e respiratória, e os efeitos a saúde vão depender da quantidade utilizada e tempo de exposição, podendo causar dor de cabeça, náuseas, vômito, mal estar geral, incluindo problemas neurológicos, respiratórios e dérmicos”, reforçou Marlídia.

O uso de mercúrio e a correta paramentação com EPI (equipamento de proteção individual) também estão sendo abordados durante as orientações dos profissionais da DVA.

“Dessa forma, nós estamos obtendo uma excelente adesão do público em geral, sobretudo pela curiosidade das pessoas em buscar orientações e conhecimentos a respeito das doenças e agravos que o uso indevido dos agrotóxicos pode causar na saúde da população”, completou a gerente.

USO DO HIPOCLORITO

Os visitantes do São João do Parque Anauá estão tendo acesso a orientações sobre a forma correta de utilizar o hipoclorito de sódio, um composto químico utilizado para limpeza e desinfecção profunda de superfícies, para lavar frutas, verduras ou legumes, purificar a água para consumo humano ou matar as larvas do Aedes aegypti, mosquito responsável por transmitir a dengue, a chikungunya e o zika vírus.

"O Ministério da Saúde disponibiliza o hipoclorito para distribuição aos municípios, e esse composto exige uma atenção para uso, uma vez que a água que não possui tratamento, ela precisa minimamente receber cloro, e a representação desse cloro se dá também por meio do hipoclorito", destacou a diretora do DVA, Vanessa Barros.

Sesau tira dúvidas sobre exposição a agrotóxicos e cuidados com a água para consumo Minervaldo Lopes Ascom Sesau 1

Para o uso correto do produto, é recomendado a aplicação de duas gotas por litro, não sendo aconselhável ultrapassar esse limite, nem jogar o composto direto em poços e caixas d’água, sem a devida dosagem.

“O hipoclorito não pode ser utilizado em água que já possui tratamento. Se essa água possui material orgânico, ela tem que primeiramente ser filtrada, para depois receber o hipoclorito. Além disso, para que usa caixa d’água, é importante manter limpeza de, pelo menos, seis em seis meses, considerando as orientações de como realizar essa limpeza”, completou Vanessa.

Acompanhado da esposa, o ajudante de pedreiro, André Luiz, acabou aproveitando o passeio para adquirir dois frascos do produto. “Acho bastante válido [esse tipo de iniciativa], pois a pessoa chegar na barraca e tirar suas dúvidas. Eu já fiz o uso [de hipoclorito] algumas vezes, porque a água lá de casa estava muito ruim”, disse.

SÃO JOÃO DO PARQUE ANAUÁ

A 31º edição do São João no Parque Anauá vai até sábado, 27. O evento conta com dois palcos para as apresentações musicais nacionais e regionais, além do Espaço Kids, da Arena Junina, três parques de diversão e uma estrutura gigante para a praça de alimentação, tendas para vendas em geral e serviços de vários órgãos do Governo.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau