Sesau_leva_orientações_sobreISTs_gravidez_na_adolescência_e_saúde_do_Homem_5.jpeg

O maior Arraial da região Norte, o São João no Parque Anauá, tradicional evento promovido pelo Governo de Roraima, também é o lugar onde as pessoas recebem orientações sobre cuidados com a saúde.

A Barraca da Prevenção, da Sesau (Secretaria de Saúde), marca presença novamente, tornando acessível informações sobre os meios de prevenção às IST's (Infecções Sexualmente Transmissíveis), por exemplo.

"As ações de prevenção às IST's e Aids ainda sofrem resistência nos dias de hoje, principalmente o uso de preservativos [masculino e feminino], e nós estamos aqui para mostrar para a população que esses preservativos são acessíveis, seguros para o uso e previnem não só as IST's, mas também HIV, sífilis, hepatites virais e outras doenças, e tem que ser usado em todas as relações sexuais", explicou a gerente do programa de IST/AIDS da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, Jacqueline Voltolini.

Durante todas as noites do evento, a população terá disponíveis preservativos masculino e feminino, aconselhamento sobre as formas de prevenção às IST’s e como utilizar o autoteste para o HIV.

“Mesmo com todo o trabalho que temos, com toda a testagem disponível nos 15 municípios, a Sesau entende a importância de trabalhar a prevenção e o acesso aos insumos de proteção às IST’s nesses eventos”, destacou a coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira.

O vigilante Messias Reis, de 24 anos, aprovou a oportunidade para buscar orientações dos técnicos do Núcleo de Controle das IST/HIV/AIDS/.

Para ele, iniciativa como essa traz esclarecimento para uma população cada vez mais necessitada de conhecimento.

"Pra mim é de grande importância [esse tipo de assunto], visto que muita gente olha, passa [em frente da barraca], mas tem vergonha [de buscar orientação], e isso é importante para a saúde. Então, ter essa barraca [da saúde] é importante", frisou.

Além da prevenção de IST’s, a Barraca da Prevenção da Sesau também está levando orientações sobre saúde do homem e gravidez na adolescência, por meio de técnicos da Coordenadoria Geral de Atenção Básica.

“São duas pautas muito importantes para a nossa população e nós estamos com equipes para prestar todas essas informações, por meio de folhetos. Quem passar pela Barraca da Prevenção, vai ter acesso a essas orientações”, salientou a coordenadora da CGAB, Cinthia Brasil.

Sesau_leva_orientações_sobreISTs_gravidez_na_adolescência_e_saúde_do_Homem_4.jpeg

ARRAIAL NO PARQUE

Na 31º edição, o São João no Parque Anauá iniciou  na segunda-feira, 22, com a programação se estendendo até o sábado, 27. O evento conta com dois palcos para as apresentações musicais nacionais e regionais, além do Espaço Kids, da Arena Junina, três parques de diversão e uma estrutura gigante para a praça de alimentação, tendas para vendas em geral e serviços de vários órgãos de governo.

O Forródromo é palco de mais uma edição do Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que ocorrerá durante as noites de festejo. São 28 agremiações que disputam o título nos grupos Especial, de Acesso e Emergente.

Nos seis dias de festa, o público também poderá aproveitar as apresentações de 42 artistas locais dos mais variados estilos musicais, além das três atrações nacionais convidadas: JM Puxado, Marília Tavares e Japinha Conde.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Taira Guerreiro