II Encontro Estudual Educação Continuada Humanização e Equidade Minervaldo Lopes Ascom Sesau 3

Equidade e Igualdade na Saúde foram os eixos centrais do II Encontro Estadual de Educação Continuada, Humanização e Equidade, realizado nesta terça-feira, dia 23, no auditório do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).

A ação, que reuniu profissionais de saúde de diversas áreas e classe acadêmica, foi uma iniciativa da Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Atenção Básica.

“Dentro das políticas públicas de saúde da população negra e saúde dos povos indígenas, esse encontro tem o intuito de trazer a formação de humanização do serviço para os servidores da saúde. Estamos iniciando esse debate aqui no HGR, realizando essa palestra sobre equidade na saúde, tendo como público alvo todas as classes da saúde e alguns alunos da Universidade Federal de Roraima, dos cursos de Psicologia e Ciências Sociais”, informou a gerente do Núcleo de Ações Programáticas de Saúde da Pessoa Negra, Silvana Amorim.

Segundo ela, o fator de costumes é um dos pontos que precisam ser levados em consideração no processo de equidade na saúde, e que somente com esse entendimento é que os profissionais poderão passar a segurança e a qualidade a prestação de serviços tão almejados pela população.

“Nós temos uma mistura de dores, tanto do profissional que atende a população e não entende muitas vezes aqueles acontecimentos que ocorrem dentro do seu ambiente de trabalho, porque não está conseguindo entender os processos culturais que envolve a pessoa que está sendo atendida, tornando o serviço mais difícil. A intenção aqui é acolher esse profissional, passando informação sobre como atuar, e também acolher a população com profissional qualificado”, ressaltou.

Acadêmica do curso de Ciências Sociais da UFRR, Adriane Barreto classificou a atividade como primordial para a garantia de conhecimentos que serão essenciais para sua formação profissional.

“Eu faço parte do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde da Universidade Federal de Roraima, sou aluna indígena e acho importante participar desse evento. Está sendo bastante informativo e impactante, acredito que tudo isso vai acrescentar como profissional, me ajudando dentro e fora da universidade”, pontuou.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau