WhatsApp_Image_2024-07-04_at_14.23.50.jpeg

Com o apoio da Sesau (Secretaria de Saúde) em Roraima, o Ministério da Saúde iniciou trabalhos da Oficina de Preparação, Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública. A atividade segue até a tarde desta quarta-feira, 3, no auditório do Boa Vista Eco Hotel, no bairro Mecejana.

A coordenadora geral de Vigilância em Saúde do Estado, Valdirene Oliveira, explicou que a oficina tem enfoque na vigilância e na pronta resposta às emergências em saúde pública, fortalecendo as equipes de vigilância tanto do Estado quanto dos municípios.

“São órgãos que precisam dar uma resposta frente a uma situação de emergência e também monitorar e detectar situações antes do problema, de forma coordenada e atenta”, afirmou.

Valdirene reforçou ainda que a notificação é a principal fonte de informação da vigilância.

“Com a notificação nós conseguimos fazer a análise das situações e a avaliação de cenários que podem se transformar em uma emergência em saúde pública, e consequentemente, dar a resposta coordenada, apoio a gestão, tanto do Estado quanto dos municípios, de forma efetiva na área de vigilância, seja qual ela for”, frisou.

Outro foco da ação é o desenvolvimento de eixos de preparação, vigilância e resposta às emergências, tornando as ações de enfrentamento de agravos sinérgico e eficiente.

“O convite foi [endereçado] para todos os 15 municípios, infelizmente nem todos puderam comparecer, mas temos representantes de cidades como Pacaraima, Rorainópolis, Bonfim, os Distritos Sanitários Especiais Indígenas do Leste e Yanomami e membros da Operação Acolhida”, pontuou a coordenadora da CGVS.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau