Moradores de Amajari, município localizado na região Norte do Estado, foram contemplados com mais uma ação do Governo Presente, que ocorreu na manhã deste sábado, dia 29, no Colégio Estadual Militarizado Ovídio Dias de Souza.
Por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), a população teve acesso aos serviços da Unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante e do Consultório Odontológico Itinerante, que estavam na cidade desde o dia 24. As duas unidades móveis do programa contabilizaram mais de 300 atendimentos.
A ação deste sábado também contou com consultas nas áreas de cardiologia, oftalmologia, ortopedia, pediatria e urologia, resultando em mais de 400 atendimentos realizados.
“Nós estamos hoje incrementando as nossas atividades no Governo Presente e fazendo o encerramento da ação com mais cinco especialistas. A importância máxima disso é tentar minimizar a demanda, para que o município não necessite encaminhar os seus pacientes para a capital”, afirmou o diretor do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau, Genival Ferreira.
Cuidadora assistente da unidade de ensino onde ocorreu o Governo Presente, Ilza Sampaio, de 51 anos, se interessou pela ação da saúde assim que descobriu que a Itinerante estaria presente. Por causa da idade, ela diz que deve estar atenta a sua saúde.
“Eu comecei a sentir como se fosse umas palpitações no coração, então aproveitei para fazer o exame, graças a Deus no eletrocardiograma deu que está tudo ok, mas o médico achou melhor averiguar mais a fundo e passou um outro exame”, explicou.
MAIS SAÚDE
As unidades móveis da Saúde Itinerante permanecerão no município de Amajari por mais uma semana, ficando à disposição dos moradores no período de 1º a 5 de julho.
Pelo Consultório Odontológico Itinerante, os interessados terão acesso aos serviços de limpeza, aplicação de flúor, restauração e extração dentária.
Já a Unidade Móvel de Saúde da Mulher Itinerante ofertará para as munícipes os serviços de mamografia, consulta ginecológica e ultrassonografia mamária, pélvica e transvaginal.
É importante reforçar que, para ter acesso aos serviços, é necessário apresentar o RG, um comprovante de residência e o Cartão do SUS.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom Sesau