Participação_de_Roraima_no_1⁰_Seminário_Regional_de_Fortalecimento_da_Gestão_da_Participação_Social_e_das_Ouvidorias_do_SUS_Ascom_Sesau_3.jpeg

O fortalecimento de ações que visem melhorar o atendimento da população na rede pública de saúde é o principal eixo de discussão do 1⁰ Seminário Regional de Fortalecimento da Gestão, da Participação Social e das Ouvidorias do SUS, evento que está ocorrendo desde terça-feira, dia 25, em Belém (PA).

Promovido pelo Ministério da Saúde, CONASS (Conselho Nacional de Secretarias de Saúde) e Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), a iniciativa conta com a participação de diversos estados, incluindo Roraima, que teve destaque ao relatar experiências exitosas.

Dentre os assuntos abordados no evento estão: Gestão Participativa, ParticipaSUS e o Controle Social no SUS; Ouvidoria como Instrumento de Gestão e OuvidorSUS como Ferramenta Estruturante do SNO (Sistema Nacional de Ouvidorias); Transparência e Acesso à Informação na Construção do SNO; e Matriz de Análise da Situação das Ouvidorias.

“Nesse seminário, tivemos a missão de apresentar a situação atual das ouvidorias implantadas, a quantidade de servidores, os sistemas de recepção, as perspectivas de desafios enfrentados, processos inovadores e as boas práticas adotadas nessa gestão”, afirmou o coordenador da Comissão Permanente de Sindicância e Processos Administrativos da Sesau (Secretaria de Saúde), Adriano Coelho.

Os resultados exitosos alcançados pelo estado no fortalecimento das ouvidorias de saúde também foram apresentados no evento, com destaque para a realização de treinamentos promovidos pela Sindicância/PAD e OGSUS-RR (Ouvidoria-Geral do SUS em Roraima).

“Visitamos Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza, Caroebe, Pacaraima e Uiramutã, implantando novas ouvidorias, tirando dúvidas dos servidores e fazendo fiscalização de escala de plantão”, frisou Coelho.

Ele destacou ainda a importância de estar representando o estado em um evento de grande relevância para a saúde pública do país.

“As inovações implantadas em Roraima servem de referência para outros estados e as boas práticas de outros estados tentaremos adotar, implantando assim, tornando a ouvidoria SUS cada vez mais integrada a nível municipal, estadual e chegando até uma unidade federal”, pontuou.

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau