Oficina_do_Plano_de_Resposta_aos_Período_Chuvoso_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_1.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, iniciou nesta quarta-feira, dia 19, as ações da 1ª Oficina de Preparação para o Plano de Resposta aos Desastres relacionados ao Período Chuvoso em Roraima.

“É uma preparação do setor de saúde, principalmente nas áreas de vigilância, para responder às consequências que serão desencadeadas pelo período de chuvas”, destacou o gerente do Núcleo de Vigilância em Desastres, Guaracy Cabral.

A atividade de hoje foi direcionada a representantes da saúde dos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. O segundo dia será destinado a profissionais de Caracaraí, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá.

O intuito da oficina é prevenir o aumento de casos de doenças e assegurar que a população não fique desassistida pelas equipes de saúde. Por isso, a parceria com a Defesa Civil e a vigilância municipais é de grande importância.

Para a coordenadora da Defesa Civil do município de Amajari, Francisca das Chagas Soares, é necessário que todos tenham o mínimo de conhecimento sobre desastres em saúde.

“Quando se fala de desastre, falamos muito de defesa civil de desastres, mas nunca de desastres em saúde. Então, para nós, isso é muito novo e abre um leque de informações que precisamos levar para dentro dos nossos municípios, e define como vamos proceder quando ocorre um desastre em saúde”, ressaltou.

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau