Remanejamento_de_Vacinas_Dengue_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_2.jpeg

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), anunciou nesta sexta-feira, dia 10, o remanejamento de vacinas contra a dengue para os cinco municípios que não foram contemplados na primeira etapa da estratégia de imunização do Ministério da Saúde.

No total, 5.185 doses serão distribuídas entre os municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz. O repasse foi autorizado pelo Ministério da Saúde e o envio começará a partir da próxima segunda-feira, dia 13.

No fim de fevereiro deste ano, Roraima recebeu 20.670 doses que foram distribuídas entre os municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima e Uiramutã. Contudo, até o início de maio, apenas 4.750 doses foram aplicadas. A aplicação das doses é de total responsabilidade das prefeituras, por meio das Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a coordenadora geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, o Estado está em constante processo de monitoramento da vacinação e, a partir disso, viu a necessidade de ampliar ainda mais o número de municípios imunizados.

“Já fizemos uma articulação com a gestão dos cinco municípios, para que possam divulgar e disponibilizar a vacina para a população”, frisou.

Por orientação do Ministério da Saúde, o público a ser imunizado permanece sendo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, devido ao risco de internação grave pela doença.

“É importante frisar que a vacina contra a dengue está liberada para a população de 10 a 14 anos, com isso, nós reforçamos a proteção e damos acesso para que a população possa ser imunizada”, informou Valdirene.

Remanejamento_de_Vacinas_Dengue_Suyanne_Sá_Ascom_Sesau_1.jpeg

RANKING POR MUNICÍPIO

Das 20.670 doses contra a dengue que Roraima recebeu em fevereiro passado, os 10 municípios aplicaram apenas 4.750 vacinas.

Por conta da baixa adesão por parte desses municípios, a Sesau está realocando as doses para evitar desperdício devido à validade dos imunizantes.

O município de Cantá encabeça a lista da baixa aplicação das doses, com apenas 21 vacinas aplicadas, seguido de Uiramutã, com 23 doses.

Iracema aplicou 86 doses; Pacaraima, 147 pessoas imunizadas e Alto Alegre com 148.

Normandia aplicou 280 doses; Bonfim, 278 e Boa Vista, que concentra a maior população, aplicou 3.310 doses.

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau