Responsável por atender as demandas de urgência e emergência médicas de bairros da zona Oeste de Boa Vista, o Pronto Atendimento Cosme e Silva contabilizou 537.483 atendimentos, entre 1º de janeiro a 19 de dezembro de 2023.
A unidade realiza uma série de serviços, tais como avaliações médicas, psicológicas, exames de bacilo álcool-ácido resistente, tomografia, pareceres odontológicos e exames de gasometria. A média diária por lá é de 560 atendimentos médicos, com uma rotina de funcionamento de 24 horas por dia.
“Os pacientes são atendidos na recepção, fazem a ficha e depois passam pela triagem, onde classificamos ele de acordo com o protocolo de classificação de risco. Após isso, é encaminhado para o médico, e se necessário é pedido uma avaliação de fisioterapeutas, de psicólogo, assistente social ou odontologia dependendo do caso”, afirmou a diretora geral da unidade, Moema Gonçalves.
O Cosme e Silva oferece também serviços de raio x; eletrocardiograma; Sala de Vacina; Sala de Sutura; Sala de Estabilização, onde o paciente pode ficar até 24 horas em observação antes de ser transferido para hospital de retaguarda; Sala de Gesso, que possui avaliação ortopédica; Sala da Malária, uma sala para o tratamento de pacientes com malária, onde é realizado o exame para um diagnóstico mais preciso da malária.
NOVIDADE
Situado na rua Delman Veras, no bairro Pintolândia, o Pronto Atendimento Cosme e Silva é uma unidade que possui 27 anos de existência, sendo indispensável no socorro à população, tanto da capital quanto dos municípios do interior.
Este ano, a unidade ampliou a sua capacidade de atendimento, com destaque para a inauguração da Sala de Procedimento, onde é feito drenagem de abscessos.
“Nós da administração vimos a necessidade desse serviço para a população, porque a pessoa chega com um abscesso, ao ponto de ser drenado, e não tinha onde realizá-lo no nosso estado”, explicou a diretora.
É importante esclarecer ainda que a unidade não é responsável pelo serviço de curativos, uma função exclusiva das Unidades Básicas de Saúde. Contudo, o serviço foi implantado como uma maneira de suprir a carência dos usuários do SUS que buscam suporte para o alivio de dor.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau