I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Cirurgias_Eletivas_Arquivo_Ascom_Sesau.jpeg

Dando continuidade às ações do Programa de Cirurgia Bariátrica, a Sesau (Secretaria de Saúde) realizou a aquisição de novos equipamentos cirúrgicos para o HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), principal unidade hospitalar do Estado.

Ao todo, o valor investido na aquisição dos equipamentos é da ordem de R$3.395.695,22 oriundo de emenda parlamentar do ex-deputado federal Haroldo Cathedral. A iniciativa vai beneficiar os portadores de obesidade mórbida que se encontram na fila única do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Esses novos equipamentos visam garantir a promoção da saúde, prevenção de agravos e tratamento das pessoas com sobrepeso e obesidade. A meta é atender além da fila do SUS, que são mais de 300 pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Cecília Lorenzon.

Entre os mais de 6 mil materiais e equipamentos adquiridos estão: grampeadores, carga de endogrampeador, pinça seladora, trocater sem lâmina, sonda de faucher esofageal, agulha de veress para pneumiperitônio.

 

QUALIFICAÇÃO

WhatsApp_Image_2023-06-02_at_09.28.56_4.jpeg

 

A fim de melhor atender os pacientes que serão submetidos às cirurgias bariátricas, as equipes do centro cirúrgico do HGR (Hospital Geral de Roraima) passaram por um treinamento para o uso do novo material.

O treinamento iniciou na última quarta-feira, 24, e contou com a participação de mais de 300 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos e a equipe do CME (Central de Medicamentos e Esterilização). A atividade encerrou na tarde do dia 25.

“A qualificação das equipes é imprescindível, tanto para manter o bom funcionamento do material, do equipamento, como na celeridade durante as cirurgias”, afirmou a diretora de enfermagem do HGR, Joelma Rebouças.

WhatsApp_Image_2023-06-02_at_09.28.56_3.jpeg

O sócio diretor da Suprimed [distribuidora de produtos médicos, cirúrgicos e hospitalares], João Paulo Lino, conta que os equipamentos são os mais avançados da área e novidade no Estado.

“O intuito desse treinamento é apresentar os produtos que serão utilizados nesse projeto da bariátrica, tanto descartáveis como os permanentes, e fazer com que os colaboradores do HGR tenham conhecimento e possam fazer o melhor uso possível”, disse.

A técnica em enfermagem do CME, Claudenice da Silva Leite, trabalha na organização e limpeza. Ela destaca que o treinamento trará benefícios nas rotinas realizadas por todos os profissionais da unidade.

“Eu acredito que esse treinamento será muito importante no dia a dia das nossas atribuições no setor, como montar os materiais, o processo de esterilização também”, pontuou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau