Conferência_das_Organizações_Rurais_da_Agricultura_Familiar_e_Indígena_de_Roraima_16.jpeg

Mais de mil empreendedores locais do setor primário participaram da 1ª edição da Corafi-RR (Conferência das Organizações Rurais da Agricultura Familiar e Indígena de Roraima), evento organizado pelo Governo do Estado de quinta, 25, a sexta-feira, 26, em comemoração à semana do produtor rural. A programação.

A programação ocorreu no Parque Anauá e definiu políticas públicas favoráveis para a população do campo com mais sustentabilidade, visando a expansão do setor agro regional ajustadas ao PPA (Plano Plurianual) para os próximos anos.

Na oportunidade, o governador Antonio Denarium destacou Roraima como um Estado vocacionado para o agronegócio. “Com trabalho, determinação e a correta aplicação do dinheiro público estamos transformando Roraima na melhor fronteira agrícola do Brasil, onde a Agricultura Familiar promove sustentabilidade, emprego, renda e cuidados com a natureza”, destacou.

O secretário Márcio Grangeiro também avaliou a importância das organizações presentes na Corafi-RR, explicando que construir políticas públicas com a participação da sociedade civil ajuda o Governo de Roraima no melhor atendimento às necessidades da população, com autonomia a todos que produzem riqueza sustentável.

“E dessa forma, as instituições do Estado tem atuado com a regularização fundiária, ambiental, o projeto de grãos, entre outros programas, possibilitando fortalecimento dos pequenos agricultores”, reforçou o titular da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação).

Para o presidente do Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural), Marcelo Pereira, a iniciativa do governo estadual em realizar a Corafi demonstrou compromisso com o setor agropecuário regional.

“A conferência foi um momento importante demais para a construção do PPA para os próximos quatro anos, pois ouvimos as demandas das organizações rurais. Agora vamos consolidar ações conjuntas, aprimorando políticas públicas voltadas para a agricultura familiar e indígena em nosso Estado”, reforçou.

Sesau leva orientações sobre prevenção de doença a visitantes da conferência

WhatsApp_Image_2023-05-29_at_10.16.43.jpeg

A Sesau (Secretaria de Saúde) participou da primeira edição do Corafi-RR levando orientações sobre prevenção às doenças que afetam trabalhadores rurais e comunidades indígenas, como a leishmaniose, Doença de Chagas, raiva, leptospirose e febre maculosa.

Além das doenças, os técnicos do núcleo também falaram a respeito das precauções que os trabalhadores devem tomar nos casos de acidentes envolvendo animais peçonhentos.

“Estamos em período chuvoso e temos que ter cuidado. Trouxemos a prevenção de doenças zoonóticas, pois algumas doenças possuem grande foco em lugares de áreas rurais e indígenas. Aproveitamos também essa oportunidade para fazer uma abordagem com relação às doenças sexuais transmissíveis”, explicou a gerente do Núcleo de Controle de Zoonoses, Ingrid Albuquerque.

JORNALISTAS: Michel Sales, Naira Sousa e Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Secom-RR