Destinação_de_Recurso_do_Poder_Judiciário_para_o_Espaço_Conviver_Ascom_Sesau_2.jpeg

Criado com intuito de fortalecer medidas que auxiliam pacientes que sofrem de transtornos decorrentes do vício de álcool e outras drogas, o Espaço Conviver, do CAPS AD III (Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Outras Drogas), foi contemplado com um recurso do Poder Judiciário Estadual.

A assinatura do alvará judicial que garante apoio à iniciativa ocorreu na manhã desta quinta-feira, 25, no hall de entrada do Fórum Criminal Ministro Eduardo Lins e Silva, no bairro Caranã.

“O recurso é destinado pela Vara de Penas e Medidas Alternativas, [o projeto] foi apresentado no mês de fevereiro e agora, no mês de abril, fomos comunicados que a iniciativa foi contemplada dentre várias instituições que concorreram com projetos”, afirmou o diretor-geral da unidade, Eraldo Marques.

Conforme o gestor, o valor total do projeto é da ordem de R$ 19.469,31, cuja prestação de contas deve ser realizada no prazo de três meses. O documento foi assinado pessoalmente pelo titular da Vepema (Vara de Penas e Medidas Alternativas), juiz Alexandre Magno Magalhães Vieira.

“Esse recurso contempla a destinação de uma TV para o espaço de convivência, mesas e cadeiras para o artesanato, mesa de ping pong e outros itens que possam ajudar nas atividades de interação e convivência”, frisou.

Localizada na rua José Bonifácio, 630, no bairro Aparecida, a unidade funciona de segunda a sexta-feira, oferecendo atendimento individual para consultas em geral, atendimento psicoterápico e de orientação.

O CAPS AD III realiza ainda oferta de medicação assistida e dispensada; atendimentos em grupos e oficinas terapêuticas; visitas e atendimentos domiciliares e acolhimento noturno para usuários em abstinência ou que possuam critérios psicossociais, como a necessidade de observação, repouso e proteção, manejo de conflito, dentre outros.

Para o diretor, o repasse do recurso chega em momento oportuno, vista a necessidade de melhorar cada vez mais o atendimento para os pacientes assistidos pela unidade.

“O projeto foi elaborado pela psicóloga Daniella Rocha, a quem eu quero agradecer pelo empenho, e esperamos que todos os usuários e familiares possam aproveitar dessa iniciativa que visa criar um espaço de convívio mais humanizado no CAPS AD III”, pontuou Marques.

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau