I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023-05-24_at_14.49.36.jpeg

Fortalecer ações que visem minimizar os impactos da tuberculose na rede pública de saúde de Roraima. Esse será o principal objetivo da Oficina de Avaliação de Tuberculose que será realizada nesta quinta-feira, 25, em Boa Vista.

Promovida pela Sesau (Secretaria de Saúde), por meio do Núcleo de Controle da Tuberculose, a atividade ocorrerá a partir das 8h30 até às 17h, no auditório da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), que fica na rua Dr. Arnaldo Brandão com avenida Capitão Júlio Bezerra, nº 283, bairro São Francisco.

“Nessa oficina, estaremos discutindo os principais indicadores epidemiológicos e operacionais da doença, a incidência dela nas populações vulneráveis, as metas e estratégias de trabalho para o ano de 2023”, explicou a gerente do núcleo, Ângela Maria Félix.

De acordo com ela, a atividade será voltada para os profissionais que atuam diretamente na gestão em saúde, como coordenadores de Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, responsáveis técnico do Programa de Tuberculose, Saúde Indígena, serviço de saúde no Sistema Prisional, serviço especializado para HIV/AIDS, Núcleo de Saúde da Operação Acolhida, Unidade de Vigilância Hospitalar do Hospital Geral de Roraima, Hospital das Clínicas e Pronto Atendimento Cosme e Silva.

Segundo levantamento da própria CGVS, Roraima registrou 490 casos de tuberculose em 2022, sendo 436 casos novos. A incidência da doença nesse período foi de 75,9 casos por 100 mil habitantes, colocando o estado no 2º lugar a nível nacional.

“A principal finalidade dessa oficina é discutir esses indicadores e sensibilizar os gestores, para ter mais apoio nas ações de diagnóstico e acompanhamento da doença, facilitando que esse paciente tenha uma cura”, reforçou Ângela.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Secom Roraima