I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

I_Simulado_da_Rede_CIEVS_Estadual_Ascom_Sesau_1.jpeg

A fim de fortalecer a atuação de profissionais da vigilância em saúde, a Sesau (Secretaria de Saúde) vem promovendo desde o início da semana o 1° Encontro da Rede de Vigilância, Alerta e Resposta de Roraima. A ação encerrou nesta quarta-feira, 17, com a realização do I Simulado da Rede CIEVS Estadual.

A simulação torna possível a identificação de pontos fortes, desafios e oportunidades de melhoria da rede no Estado, conforme explica o gerente do CIEVS Estadual (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), Carlos Cley Alves.

“O simulado de emergência em saúde consiste em um treinamento prático, nisso os participantes terão a oportunidade de vivenciar as situações baseadas em casos fictícios e que servirão de modelo para que exerçam essas ferramentas de vigilância, alerta e resposta”, afirmou.

I_Simulado_da_Rede_CIEVS_Estadual_Ascom_Sesau_3.jpeg

Com o simulado, a Rede passa a ter maior clareza em identificar as capacidades básicas necessárias para manejar as possíveis emergências em saúde pública, além de ter maior êxito na realização de avaliações de risco de casos, estabelecimento de ações de comunicação de risco para cada situação, montar estratégias de contenção e investigação de contatos e comunicantes.

A coordenadora do CIEVS Boa Vista, Priscila Azarak, ressalta que o evento deve fortalecer as ações centros existentes no Estado, dando maior respostas nas emergências em saúde pública que possam acontecer.

“O simulado foi uma grande iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado e é muito importante para capacitar os profissionais que atuam dentro da rede”, complementou.

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau