I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Hemoraima_2.jpeg

A doação de reposição, ato direcionado para atender a um paciente internado ou que se submeterá a procedimento cirúrgico eletivo, será o foco de uma ação que será realizada pelo Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) nesta sexta-feira, dia 19.

A iniciativa será a partir das 8h, em parceria do a direção do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento), sendo totalmente direcionada para os servidores, pacientes e acompanhantes que se encontram na unidade hospitalar.

“A cada cirurgia de médio porte, são reservadas pelo menos duas bolsas de sangue para o paciente que se submeterá a uma cirurgia eletiva. Se você retira essas bolsas, faz a reserva delas e não repõe, uma hora essas bolsas de sangue farão falta para alguém”, destacou a enfermeira do setor de Captação de Doadores do Hemoraima, Liliana Bezerra.

Só no ano passado, a unidade contabilizou 4.570 doações de reposição. Esses doadores geralmente são amigos ou familiares vinculados a um paciente internado que necessitará de transfusão imediata.

Caso o voluntário se interesse em doar sangue para alguém que fará uma cirurgia eletiva, é preciso direcionar a solicitação para a recepção do HGR. Após a doação, é necessário solicitar um atestado que deve ser entregue ao paciente internado na unidade hospitalar.

“É importantíssimo que as pessoas que vão passar por cirurgia se sensibilizem, saibam da importância, saibam que nesse momento que elas forem passar pela cirurgia e não realizam nenhum tipo de captação, elas podem correr o risco de não terem como passar pelo procedimento sem a bolsa de sangue”, salientou Liliana.

  

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Minervaldo Lopes

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau