I icon 0003 Contratos da Saúde     I  icon 0003Vacinômetro
I icon 0003 Seg - Sex : 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_14.56.30.jpeg

O Governo de Roraima, por meio da Sesau (Secretaria de Saúde), realizou na manhã dessa sexta-feira, 12, o encaminhamento de uma recém-nascida do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth para ser submetida a uma cirurgia no Hospital da Criança José Alencar, em Brasília. 

A transferência da pequena Isis Vieira ocorreu por meio de TFD (Tratamento Fora de Domicílio), uma vez que a paciente nasceu com má formação congênita e uma encefalocele frontal.

“Fizemos a ressonância magnética e percebemos que essa bolsa cheia de líquido tinha ligação com o cérebro, e o laudo da ressonância sugeriu encefalocele”, relatou a neurologista infantil da unidade, Isabela Marques.

O TFD costuma apresentar um processo demorado, uma vez que sua liberação depende de disponibilidade de vagas em unidade hospitalar credenciada ao SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, o tempo de bebês que precisam de atenção especial na fila de espera tem sido bem curto nos últimos meses. 

Segundo Isabela, o TFD da paciente foi sugerido devido a cirurgia indicada ser extremamente delicada, o que requer a utilização de equipamentos mais avançados.

“Desde que ela nasceu, a massa aumentou de tamanho e ficou ocupando o espaço da boca todinha. Embora tenhamos bons neurocirurgiões, não temos equipamentos para realizar um procedimento tão delicado”, frisou.

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_14.59.56.jpeg

A mãe de Ísis, Luciane Bentes Vieira, de 30 anos, descobriu o problema de saúde da recém-nascida durante um exame. Apesar do susto, ela revelou que se sentiu tranquila, graças aos cuidados da equipe da Maternidade.

“Só tenho a agradecer aos profissionais e ao hospital pelo amparo que sempre tivemos, pelos cuidados com a minha filha. Demos entrada nos papéis para a viagem no final de abril e já vamos viajar, foi muito rápido”, relatou a analista fiscal.

Isabela Beatriz, de nove anos, já faz planos para o regresso da irmã.

“Graças a Deus a minha irmã está bem, e agora elas vão viajar. Quando ela voltar, aí eu vou cuidar da minha irmã”, disse.

WhatsApp_Image_2023-05-15_at_14.56.44.jpeg

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Suyanne Sá

FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau